A crise global está impondo a todos os setores da sociedade a busca por novos caminhos de desenvolvimento humano integral, no qual estejam presentes todos os aspectos que permeiam a sustentabilidade. Neste contexto, o Movimento dos Focolares realiza um encontro inédito entre responsáveis de diferentes projetos sociais que nasceram em Brasil e em outros países da América Latina, a partir do carisma de unidade da obra fundada por Chiara Lubich. O evento será realizado no centro nacional dos Focolares, a Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), de 21 a 24 de outubro e deverá reunir 25 organizações sociais brasileiras e 10 organizações latino americanas, provenientes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai.
Para um dos promotores da iniciativa, Gilvan David de Sousa, o objetivo é “identificar quais são os principais elementos que o carisma do Movimento dos Focolares aporta para a mudança social de forma a oferecer respostas às grandes perguntas do nosso continente”. Sousa destaca ainda que o encontro ajudará a fundamentar a criação de uma rede para favorecer a troca de ideias, experiências, dificuldades e conquistas, gerando um real impacto social.
Em sintonia com a escolha do papa Francisco para a Jornada Mundial pela Paz de 2014 – “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” – o I Encontro das Organizações Sociais terá como tema “Fraternidade em ação: fundamento para a coesão social no século XXI”.
O tema da fraternidade será aprofundado de diferentes formas: com o intercâmbio de experiências, em grupos e nas quatros plenárias: “A questão social à luz da Doutrina Social da Igreja”; “O carisma da unidade, a questão social na America Latina e Caribe”; “O Carisma da Unidade e a pratica das organizações na America Latina e Caribe; “Como os projetos sociais inspirados no carisma podem “caminhar juntos” no continente latino-americano?”.
Entre os palestrantes estão padre Vilson Groh, fundador de sete organizações para inclusão educacional, e que recentemente foi condecorado com o prêmio parlamentar Darcy Ribeiro de Educação, a socióloga brasileira Vera Araújo, corresponsável internacional pelo diálogo com a cultura do Movimento dos Focolares e Susana Nuin, membro da Comissão de Comunicação Social do CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano e consultora para a comunicação junto à Santa Sé.