Do dia 16 de maio ao dia 27 de julho de 2013, o Gen Rosso encontra-se no Brasil para uma original turnê apresentando o projeto “Fortes sem violência”. Desde 2006 até hoje, cerca de 500.000 jovens, na Europa, já participaram deste projeto. O objetivo da iniciativa – reconhecida e financiada pela União Europeia – é de tornar os jovens fortes contra a violência, o isolamento, a droga, o bulling e as múltiplas experiências de opressão sutil, mas dolorosas. O núcleo central do projeto é o musical “Streetlight”, inspirado em uma história verídica: a de Charles Moats (1951 – 1969), jovem que morava nos guetos de Chicago e que permaneceu fiel aos próprios ideais de vivência do Evangelho, não obstante as dificuldades e o ódio existentes onde vivia. Fez a opção pela não-violência e viveu a sua escolha coerentemente, mesmo a custo da própria vida.
No Brasil, Streetlight tem como protagonistas jovens em fase de recuperação de diversas dependências. Eles estão inseridos em comunidades terapêuticas da “Fazenda da Esperança” e de outras instituições eclesiais e sociais, como a Associação para a Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), o Movimento Mundo Novo sem Drogas, a Casa do Menor de Nova Iguaçu (RJ), Canção Nova e a Comunidade Shalom, entre outras.
Este “show de vida”, como os brasileiros gostam de dizer, em cada apresentação é enriquecido por 220 jovens que trabalham com os músicos do Gen Rosso em diversas oficinas de canto, instrumentos musicais, dança, teatro, percussão, cenografia e técnicas de produção de iluminação e de som. Até o momento, contam-se 1.060 jovens envolvidos nas apresentações realizadas em seis cidades, com mais de 10 mil expectadores.
Depois de Aparecida (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), São Luis (MA), Aracaju (SE) e Fortaleza (CE), a última etapa será a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Na Vigília do dia 27 de julho, no Campus Fidei (Guaratiba), cerca de duzentos jovens de Aparecida e São Paulo, pertencentes à Fazenda da Esperança e outras associações, estarão no palco – junto com o Gen Rosso – e apresentarão algumas cenas de Streetlight. Será um testemunho da transformação que eles experimentaram na própria vida e que será oferecido como um presente a todos: o dom da diversidade e dos talentos!
“Graças a vocês acreditei que eu tenho um futuro e que sou uma pessoa valiosa!”. “Vocês trouxeram, de novo, Deus no meu coração!”. “Foi uma experiência inexplicavelmente profunda… quantas vidas unidas pelo único sonho: ver o mundo unido realizar-se diante dos meus olhos!” – são algumas das declarações dos jovens participantes do projeto, exemplos de inúmeras transformações de mentalidade e de significados profundos que foram suscitados.
Sobre o Gen Rosso
O Gen Rosso International Performing Arts – nasceu em 1966 em Loppiano (Itália) por inspiração de Chiara Lubich – fundadora dos Focolares – que presenteou uma bateria vermelha (rossa, em italiano) ao grupo de jovens que acolhia os visitantes da cidadezinha de Loppiano e que, por meio da música, comunicava a mensagem de paz e de fraternidade universal que lá todos procuravam viver. A atividade do Gen Rosso caracteriza-se, desde o seu início, pela bagagem artístico-cultural, pela internacionalidade dos seus componentes e pelo empenho pessoal de cada um para atuar, no contexto da vida cotidiana, os valores dos quais se fazem embaixadores. Atualmente é composto por dezoito pessoas provenientes de oito países: Brasil, Tanzânia, Argentina, Espanha, Itália, Suíça, Filipinas e Polônia. Até hoje mais de duzentas pessoas já foram membros da banda, entre artistas e técnicos e, durante a sua atividade, o Gen Rosso realizou mais de 1.500 espetáculos em 24 línguas, 150 turnês em 49 nações, 54 discos, 325 músicas, promoveu 60 grandes manifestações e 350 workshops com mais de 4 milhões de participantes.
Site: www.genrosso.com – Facebook oficial: www.facebook.com/GenRosso