Reúnam vinte e uma jovens provenientes de treze países dos cinco continentes e acrescentem talento sadio, riqueza cultural e vontade de transmitir a positividade da mensagem evangélica. Apliquem tudo isto às diferentes formas de expressões e comunicação e o resultado será o Gen Verde.
Foi uma presença extraordinária para a nossa cidade, uma ocasião preciosa para os jovens e para os amantes da música e da cristandade. Foram realizados dois eventos: no dia 30 de maio, sexta-feira, uma oficina com os jovens e no dia 1° de junho, domingo à noite, um espetáculo no Oásis de Nazaré, situado na Praça do Santuário Nossa Senhora das Graças.
As vinte e uma jovens que se inspiram no carisma do Movimento dos Focolares expressaram este amor que encontraram no carisma e o fizeram por meio da música, a música de hoje, moderna, repleta de sound, ecos, expressão de várias nacionalidades e das palavras do Evangelho. Contemporâneas ao ho un dono, ve lo dono (suor Cristina a The Voice), estas jovens não tiveram medo de colocar em prática o mandamento evangélico de amar os outros em nome de Deus e de compartilhar a alegria de ter respondido ao chamado a seguir o Mestre, com o som de guitarras, percussão, baixo e violinos. A música é um meio: não podemos nos vangloriar de um talento, mas, podemos colocá-lo a disposição e assim ele se multiplica, disseram as vinte e uma jovens que compõem o grupo.
Durante a oficina, as jovens falaram de si, compartilharam com os jovens flashs da própria vida, vida difícil para algumas ou extremamente simples para outras, nos quais, a um determinado momento, palavras como unidade, fraternidade e partilha, da teoria tornaram-se agradável realidade e prática contínua. Todas as manhãs, antes de iniciar o trabalho elas contaram nós renovamos o pacto de amarmo-nos reciprocamente. Isto significa também amar a idéia da outra como minha, colhendo a centelha da criatividade da outra na partilha livre das idéias. Estar prontas a recomeçar, estar prontas a criar espaço primeiramente aos relacionamentos e, depois, à arte. Quando eu estou pronta a deixar de lado a minha idéia para acolher a do outro, abre-se uma infinidade de novas possibilidades.
O projeto Start Now apresentado em Corato (Província de Bari) nasceu durante uma viagem à Terra Santa, onde hebreus, muçulmanos e católicos convivem, mas, muitas vezes, sem dialogar.
Nós pensamos elas continuam que as disciplinas artísticas são um instrumento que se presta ao diálogo: a acolhida recíproca dos talentos é a nossa comunicação. Na cidadezinha internacional de Loppiano (Itália), onde moramos, organizamos workshops de teatro, percussão, canto e dança: são ocasiões nas quais jovens provenientes do mundo inteiro colocam à disposição os próprios talentos, dialogam, experimentando os valores da unidade e da fraternidade.
Quando se estabelece contato com estas jovens afirmou um sacerdote acontece algo que não nos deixa indiferentes. Nós constamos isto em muitas pessoas, tanto na sexta-feira quanto no domingo. Diante de muitos jovens elas quiseram partilhar momentos de vida cotidiana, ordinária, mas que se torna extraordinária por causa de um encontro, o encontro com o amor de Cristo ressuscitado que se faz presente nas diferentes situações, nem sempre fáceis, e as transfigura tornando-as belas, extraordinárias, a ponto de não poder senão anunciá-las.
No meu íntimo há uma luz que jamais me abandona, é o refrão de uma das músicas do Gen Verde. E aquelas jovens nos revelaram o segredo para descobrir, sempre, o entusiasmo nas nossas ações afirmou Antonella DIntrono, responsável pela comunicação do evento, em nome da Pastoral da Juventude da diocese . Na vida é necessário ter sempre como referência uma pessoa: Jesus na cruz, que nos ama imensamente!
Fonte: Coratolive