O Grande Encontro de Famílias Novas, realizado entre os dias 07 a 09 de setembro, em Igarassu (PE) reuniu mais de 300 participantes. A renovação das promessas, na missa do domingo, 09 de setembro, foi o momento culminante dos três dias de programação, durante os quais os participantes tiveram oportunidade de abordar temas que impõem particulares desafios à convivência familiar. Entre eles, destacaram-se: o caminho da vida a dois, a influência da mídia, o lugar do trabalho na vida da família, o relacionamento conjugal e a educação dos filhos.
Alegria, paz, propósitos novos e o desejo de recomeçar ficaram registrados nas impressões comunicadas pelos casais, ao todo 304 pessoas. Aprendemos que o que importa é o amor e fazer o próximo feliz, afirmou Djair Afonso, do Recife (PE). Tudo para mim foi empolgante, encantador, entusiasmante, esplêndido, fascinante, maravilhoso; esses dias serão um divisor de água na minha vida, descreveu Petrônio Pinheiro, de Fortaleza (CE).
Dores e alegrias Paula e Jeferson Rêgo Silva, da Secretaria Regional de Famílias Novas, contam que emergiram situações as mais diversas de alegrias e dores das famílias. São situações maiores do que nós: entre o casal, com os filhos… Pedimos a luz para todas e que as famílias possam se ajudar reciprocamente cada vez mais, afirmou Jeferson. Uma participante saiu daqueles dias esperançosa: Para mim, este encontro foi redescobrir o amor de Deus e que é possível recomeçar mesmo quando isso não parece ser a melhor alternativa.
Esse encontro foi muito rico e maravilhoso: viemos em um momento em que o nosso casamento estava precisando…, reforçou um casal de Alagoas. Percebemos que algumas dificuldades que estamos tendo no nosso relacionamento fazem parte da estação que estamos vivendo e as dicas que nos deram foram importantes, afirmou um casal do Ceará.
O momento da conversa a dois foi apontado como uma ajuda especial para rever a caminhada, para todos, naturalmente exigente: Devido à vida corrida que temos no cotidiano, nem sempre conseguimos estabelecer momentos de diálogo e a relação fica suscetível às tempestades, explicou um dos casais participantes do encontro.
Flexibilidade nos imprevistos – Nos bastidores do Grande Encontro 2012, os desafios foram grandes, com imprevistos que levaram a equipe de coordenação a dar saltos de flexibilidade para conduzir o programa, como ocorre no cotidiano da família. No final, contemplamos a ação de Deus em cada momento, comentou Paula.
Genilson Soares, de Natal (RN), colheu os resultados positivos dessa ação: O encontro foi muito bom em tudo; senti que Deus teve espaço para agir na aplicação do programa, escreveu.
Os casais jovens, tanto os que vieram pela primeira vez como também os veteranos de Famílias Novas, se disseram contemplados na programação, segundo avaliou Maria Ironalda Trajano, de Natal (RN): O que me impressionou foi que, mesmo sendo um encontro para novos, foi de uma profundidade muito grande; esse é um encontro que todos os casais da Obra deveriam participar. (O termo Obra refere-se ao Movimento dos Focolares).
Temos um ano de casados; mais do que vimos e ouvimos, queremos registrar a atmosfera na qual vivemos esses dias: de alegria, de amor, de ânimo para continuar fieis aos propósitos, assim se exprimiram Ramon e Ívina Santana, de Limoeiro (PE). Ana Paula e Herivelto Cardoso, de Neópolis (SE), eram estreantes em Famílias Novas e afirmaram: Esse encontro nos encantou e nos encheu de vida… Pedimos a graça para continuar nessa caminhada.
Anseio de aprofundamento – Muitos casais, como eles, expressaram o anseio de participar de grupos de aprofundamento do estilo de vida proposto pelo Movimento dos Focolares às famílias, cujo fundamento é a Espiritualidade da Unidade, o Carisma de Chiara Lubich (1922-2008). O objetivo do encontro foi cumprido, afirmou Maria de Lourdes Costa, de Natal (RN), para quem agora, cada um de nós, com a graça de Deus, do sacramento do matrimônio, precisa fazer a sua parte.
Foram convidados para o Grande Encontro FN 2012 casais de qualquer idade que acreditam na família, fortalecida pela unidade, como uma célula social capaz de gerar transformações necessárias à construção de um mundo melhor e fraternalmente unido. Essa “chave de leitura” foi aprofundada nas palestras, com o intercâmbio de experiências, conversas em grupos, oficinas e momentos a sós para o casal.
Esse encontro foi, sem dúvida, um marco em nossas vidas: levou-me a olhar para dentro de mim e encontrar os pontos que preciso melhorar antes de ver os do outro; sinto-me fortalecido como cristão, como ser humano, como cônjuge, mesmo sabendo que é um grande desafio por tudo isso em prática no dia a dia, resumiu Celson Douglas, de Garanhuns (PE).
Orientação católica – Os organizadores destacaram que, de um modo geral, seguiram as orientações da Igreja Católica, embora o Movimento Famílias Novas tenha um caráter fortemente ecumênico e voltado ao acolhimento de pessoas das mais diversas convicções. Inclusive aqueles que preferem construir suas famílias com base tão somente em valores humanos como o respeito, a tolerância, a partilha, a solidariedade, a fraternidade.
A avaliação de Mônica Santos, de Itabaiana (SE), confirmou a abertura que os casais encontraram ali: Um encontro no qual experimentei a sensação de liberdade. Essa liberdade e, ao mesmo tempo, a perspectiva de engajamento social dos participantes de Famílias Novas se exprimiram no título do evento: Família: Luz que ilumina a estrada do mundo, frase baseada em célebre afirmação do Papa João Paulo II.