SITE OFICIAL BRASILEIRO

Grupo de whatsapp protagoniza Oficina do Dado da Paz em Salvador

Após contar sua experiência em educação na Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador em memória de Chiara Lubich, por ocasião do 10º aniversário de seu falecimento, a Amélia Silva, membro do Movimento dos Focolares na Bahia, teve a oportunidade de criar um grupo de Whatsapp com interessados sobre o Projeto Educação para a Paz.
Ao todo, 24 participantes de diferentes áreas como educação, saúde, igreja, além de pais de alguns de seus alunos. Todos ávidos por compreender um pouco mais sobre o Projeto que tem como base a Arte de Amar e o Dado da Paz, desenvolvidos no âmbito do Movimento dos Focolares e aplicados na educação de crianças e jovens.
Uma prova de que a comunicação online tem sim muito potencial para difundir o bem, a unidade e a paz. 

Foi então que neste grupo surgiu a proposta de extrapolar os limites do digital e realizar a Oficina do Dado da Paz para ensinar a quem desejasse a metodologia, os objetivos, e também como montar os dados.
Com a participação dos envolvidos no grupo, amigos e a comunidade do Movimento dos Focolares na Bahia, a Oficina do Dado da Paz aconteceu no último dia 31, no Parque da Cidade – Itaigara, em Salvador.
Dentre o público, crianças, jovens, adultos e idosos, e algumas pessoas que passeavam no parque e se juntaram à iniciativa.
O grupo praticou técnicas de respiração, meditação, pintura de mandalas, recitação de mantras, músicas, montou diversos dados e realizou uma oração pela paz no mundo.

As atividades desejaram exprimir e conscientizar que a paz está dentro de cada um de nós e que devemos levá-la aos nossos ambientes, para todas as pessoas.
As mandalas e alimentos não perecíveis foram doados para uma instituição que trabalha com crianças carentes.
Andreia, que participou com os filhos, conta a sua impressão: “Foi uma maravilha. Francisco chamando a irmã para jogar o dado. O que parece apenas uma brincadeira, podemos fazer esse exercício no amor, sair de si. Fiquei muito contente, ver a harmonia das oficinas e o resultado. Trabalhar juntos, construir juntos, ultrapassar barreiras, criar possibilidades. Vamos repetir, fazer crescer essa experiência em todos os lugares, até que todos possam experimentar. Obrigada muitíssimo
Outras impressões:
“Um momento de graça em meio aos acontecimentos. Olhando a natureza, o dado, as pessoas…senti a presença de Deus e uma centelha de paz que pode se espalhar por vários lugares.”
“Momento de paz intensa, construído com Jesus no nosso meio, momento de sorriso verdadeiro, momento de usar a criatividade e a harmonia na construção das Mandalas, no grupo o qual fiquei, aquela construção me trouxe uma paz enorme, a meditação, as músicas, enfim, momento de quero mais, devemos construir outras oficinas dessas!!”
 

Compartilhe
Veja também
Tudo começou com a proposta de uma jovem de 18 anos: “vamos fazer uma ação social com as crianças da ANSPAZ”! Continue lendo.
"Eu nunca vou esquecer esse dia". As palavras do Pedro Leonardo, de 12 anos, resumem o sucesso do Dia das Crianças na AFAGO-DF, realizado no último dia 13 de outubro.