“O homem do futuro é um homem de unidade. Este ser humano se chamará Cidadão do Mundo (em espanhol ‘Hombre Mundo’)”. Inspirado nas palavras de Chiara Lubich, o Laboratório Hombre Mundo é uma iniciativa desenvolvida pelo Movimento Juvenil pela Unidade (MJPU), expressão dos adolescentes do Movimento dos Focolares de todo o mundo, que se reúnem por uma semana de intercâmbio cultural e trabalhos sociais. 

Apesar dos esforços contínuos e planejamento para a edição na Costa do Marfim em 2020, o evento precisou ser cancelado por conta da pandemia da Covid-19. Por isso, os adolescentes se reuniram novamente, decididos a se reinventar, e deram mais um passo para além das barreiras e ir ao encontro de todos aqueles e aquelas que queiram integrar essa nova humanidade. 

Marcado para 2022, o próximo Laboratório Hombre Mundo será online, a fim de garantir a segurança e o acesso aos laboratórios por adolescentes de todas as partes do mundo, seguindo o desejo de Chiara: “[Hombre Mundo] significa um ser humano que guarda em seu coração todos os tesouros que as pessoas de todos os continentes podem dar, e compartilha os seus próprios tesouros com eles.”

Quer participar? Junte-se a um grupo de amigos (respeitando as ordens sanitárias), assegurem-se da possibilidade de se conectarem online durante os dias do evento e venha curtir com a gente!

Compartilhe suas experiências 

Até o final de outubro, você ou o seu grupo podem compartilhar conosco através deste formulário se tiverem experiências

sobre os temas que escolhemos para os três dias:

• O nosso estilo de vida (Por exemplo: Como faço para viver por um mundo unido fechado em casa devido à

pandemia? Como é minha relação com as redes sociais? Desafios da nossa época: autoestima, saúde mental …)

• Geração Sem Fome e nosso compromisso com o meio ambiente (experiências individuais e de grupo)

• A paz e o encontro entre povos e gerações (Experiências dos adolescentes e dos avós…)Posteriormente, pediremos que vocês gravem sua experiência em vídeo, possivelmente anexando imagens do local para nos ajudar a entender o contexto em que vivem. Os vídeos (ver requisitos técnicos abaixo) deverão ser enviados até 15 de janeiro de 2022 neste link.