Na manhã de 14 de março foi realizada no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC uma sessão solene em homenagem a Chiara com o Lançamento do 1º. Livro do Núcleo de Pesquisa de Direito e Fraternidade da UFSC, com o título Direitos na pos-modernidade: a fraternidade em questão, organizado pelas Prof. Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira e Josiane Rose Petry Veronese (vol), coordenadoras do núcleo de pesquisa.
Presentes mais de 30 pessoas, entre estas, o Presidente da Academia de Letras de Bigaçu, a representante da Fundação José Artur Boiteux, que publicou o livro, professores e alunos do CCJ, membros do núcleo de pesquisa Direito e fraternidade e co-autores (11) do livro.
Após uma breve apresentação da caminhada do Núcleo de Pesquisas Direito e Fraternidade, muito bem exposto pela Prof. Olga, a Prof. Josiane traçou um breve perfil de Chiara, o porquê desta homenagem em agradecimento a Luz do Carisma da Unidade, que está norteando o estudo da Fraternidade na Academia e a importância dos bens relacionais. Logo em seguida, foi apresentado um breve vídeo do Perfil de Chiara (6) que deixou todos os presentes, principalmente aqueles que vinham pela primeira vez, surpresos e admirados, por esta nova Obra que surgiu para responder as exigências atuais da sociedade.
A tal ponto, de suscitar no Presidente da Academia de Letras de Biguacú, – que desconhecia totalmente, a existência do Movimento dos Focolares e esta caminhada de estudo da Fraternidade na Academia o desejo de haver o texto da introdução da Prof. Josiane e a cópia do vídeo de Chiara para colocar no site da Academia.
Foi um crescente nos relacionamentos, espontâneos, simples e essenciais com aqueles que já fazem esta caminhada. Os novos ficaram admirando o relacionamento fraterno entre todos, e talvez se perguntando: onde vim parar? E quem sabe refletindo: Encontrei uma família, onde tudo é de todos, e todos se alegram das alegrias de todos..
Em todos os momentos existia uma profunda escuta…. A exposição da Prof. Olga da caminhada do núcleo foi leve, clara, e bem comentada. Cada vez mais se percebe a sua alegria por esta caminhada realizada no núcleo até o momento, na qual vinha em evidencia de um modo fundamental, a dimensão e a valorização dos bens relacionais fruto do carisma da unidade, em todos os seus aspectos.
A introdução da Josiane ao perfil de Chiara foi muito incisiva, madura, convincente, onde testemunhava de modo radical a nova corrente doutrinaria de Chiara Lubich, que parte da certeza que somos todos iguais, filhos do mesmo Pai e irmãos entre nós… Após o perfil de Chiara, um silencio profundo, diríamos, quase um colóquio pessoal de cada um com Chiara…
Alguns comentários do Presidente da Academia de Letras de Biguaçú: Manhã importante, vem ao encontro do que procuro viver.” A filha comentou: “Sempre digo ao meu pai: faço ao outro o que gostaria que ele me fizesse. Este é o princípio de todas as minhas ações. Sempre falo para minha irmã que não tem muita paciência ao atender -também ela Advogada- não sabemos o que por traz de cada pessoa, o que cada um viveu e vive, devemos respeitá-los.”
Ao cumprimentar o Prof. Paulo Renato Ernandorena afirmou: “É uma grande honra para mim. Quando conheci os princípios do Núcleo me apaixonei e quis conhecer a fundo.”