SITE OFICIAL BRASILEIRO

Hospedagem solidária: comunidade de Caxias do Sul (RS) fornece atendimento e abrigo para pessoas em situação de rua

pastoral das pessoas em situação de rua

Há pouco mais de quatro anos, a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua de Caxias do Sul (RS) distribui roupas, café e sopa nas ruas da cidade todas as quintas-feiras e acolhe essas pessoas no período de inverno. A Hospedagem Solidária começou nos salões paroquiais do Centro da cidade e foram mantidas ao longo dos anos por meio de doações que foram verdadeiras providências divinas.

“As pessoas de Caxias são muito solidárias. São mais de 200 voluntários e o apoio da prefeitura da cidade. Servimos para eles um jantar, uma cama quentinha e um café da manhã e, após o jantar, temos um momento de espiritualidade com eles”, conta Maria Teresinha Grasselli, coordenadora do Projeto.

A chegada inesperada da pandemia trouxe o desafio da readaptação. Álcool em gel, máscaras, luvas e banho para os atendidos precisaram ser providenciados para garantir a segurança de todos. Em decorrência da pandemia, cada acolhido recebeu uma caixa plástica para guardar os seus pertences, evitando ao máximo o contato entre os participantes.

Maria Teresinha diz que além desses cuidados, os colchões e os travesseiros são forrados com um plástico para facilitar a higienização e o grupo acolhido recebe um par de meias e um chinelo. 

“As normas para entrada no local seguem as mesmas da edição anterior, entre eles o atendimento de psicólogos e de médicos do  projeto  “Médicos do mundo”, que fazem uma avaliação clínica, medindo a temperatura e observando outros sintomas. E caso apresentem sintomas são encaminhados para atendimento médico.”

Assim, o projeto busca levar dignidade às pessoas em situação de rua, sempre com respeito, amor ao próximo e solidariedade.

Compartilhe
Veja também
O evento já contabiliza centenas de inscrições de jovens de todo o Brasil e de países como Itália, Austrália, Tailândia, Cuba, Zâmbia, Índia, Espanha, Colômbia, e outras nacionalidades.
Os jovens do Movimento dos Focolares estiveram na AFAGO-DF para celebrarem a páscoa ao lado das famílias participantes do projeto. A iniciativa integrou o percurso de preparação para o Genfest 2024, evento internacional do Movimento que reunirá jovens de todas as partes do mundo em Aparecida (SP), no mês de julho.
Foto: 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑖𝑎 𝑆𝑖𝑑𝑛𝑒𝑦.
A comunidade do Movimento dos Focolares de Pernambuco e da Bahia se reuniram em Petrolina (PE) no domingo, 17 de março, para um encontro especial de homenagem ao 16º ano de falecimento de Chiara Lubich, fundadora do Movimento. Para este momento profundo, a comunidade intitulou: "Uma manhã de luz com Chiara"