No dia 19 de agosto foi realizado o I Fórum Arquidiocesano de Famílias, em Manaus (AM), com a participação de cerca de 500 pessoas de pastorais, paróquias e 11 Movimentos que trabalham diretamente com famílias, dentre os quais o Movimento Famílias Novas.
O objetivo do Fórum foi identificar as dificuldades enfrentadas pelos Movimentos em sua ação pastoral, principalmente a partir das necessidades especiais vividas pela família nos dias de hoje (casais eme segunda união, casais sem o sacramento do matrimônio etc.), e a partir daí, planejar e realizar ações de valorização e inclusão sobretudo nas famílias que mais sofrem.
A tônica desse primeiro encontro foi conhecer as ações e atividades desenvolvidas nas famílias pelos diversos movimentos existentes e identificação do perfil e um panorama das famílias na cidade de Manaus, a partir do resultado de uma pesquisa realizada por empresa especializada contratada pela Arquidiocese.
O Movimento Famílias Novas aceitou o desafio de viver concretamente esse diálogo com o Plano Arquidiocesano para a evangelização, empenhando-se na formação de um setor arquidiocesano direcionado às famílias, conta um dos integrantes do Movimento Famílias Novas, Said Junior.
O Bispo Auxiliar D. Mário Pasqualotto expressou sua alegria em ver, já nesse I Fórum, a concretização de um desejo seu de ver a unidade dos Movimentos no trabalho junto às famílias.