No dia 18 de agosto foi realizado o I Seminário de Psicologia e Comunhão, no salão nobre da Unisul, em Tubarão (SC). Participaram do evento 27 pessoas, dentre as quais 12 psicólogos, que ficaram muito surpresos com a novidade da proposta apresentada.
Com o tema “Reflexões sobre a Identidade, a reciprocidade e o dom de si”, o seminário trouxe experiências de psicólogos que descobriram a dimensão desse diálogo “Psicologia e Comunhão” a partir da atuação, da vivência e do compartilhamento das experiências.
Os participantes puderam ainda aprofundar a motivação do doutorado honoris causa em Psicologia conferido a Chiara Lubich pela Universidade de Malta, em 1999, reconhecendo a contribuição que a espiritualidade da Unidade está dando no campo do pensamento humano, por ter traduzido o núcleo da mensagem cristã em uma praxe e método de investigação. Destaca-se ainda o fato de ter fundado um modelo de vida espiritual caracterizado, de um lado, pelo equilíbrio entre o respeito da individualidade da pessoa e da reciprocidade dos relacionamentos interpessoais e, por outro lado, pela avaliação positiva da dor e daquilo que é negativo na história pessoal e coletiva. Isso proporciona aos psicólogos que se aproximam do Carisma da Unidade cultivar uma visão integral da pessoa humana no campo da Psicologia.