SITE OFICIAL BRASILEIRO

Igino Giordani, um herói desarmado

Igino Giordani

Domingo, 18 de abril, com uma live streaming e por meio de alguns depoimentos, recordaremos Igino Giordani, político, escritor e jornalista, inspiração para o empenho social e as opções ideais de muitos, cofundador do Movimento dos Focolares. Será apresentada sua última biografia e inaugurada uma escultura dedicada a ele.

Homem de diálogo e de fé profunda, apoiador da fraternidade universal, construtor de paz, político, jornalista: Igino Giordani (1894-1980) é tudo isso e muito mais. O dia 18 de abril de 2021 será o 41º aniversário de sua morte e para esta data o Centro Igino Giordani organizou um evento em sua homenagem. A sua é uma figura que continua a suscitar interesse em pessoas de diferentes idades, proveniências geográficas, políticas e culturais e interpela ao compromisso de construir uma sociedade melhor.

O evento será transmitido ao vivo (https://live.focolare.org/) do Centro Internacional do Movimento dos Focolares (Rocca di Papa, Itália), domingo, 18 de abril de 2021 às 15:30 horas (horário italiano) com a possibilidade de tradução em inglês, francês, espanhol e português.

Giordani foi jornalista e escritor, mas teve um papel muito importante na política italiana do segundo pós-guerra. Com efeito, deu uma válida contribuição ao colocar as bases para a nascente República Italiana, em um período não fácil para o país, em proximidade das guerras mundiais, tendo sido inclusive membro da Assembleia Constituinte. Uma testemunha da política vivida como serviço à paz e por uma sociedade justa. Nesta ótica se ouvirão alguns depoimentos de quem traduziu a sabedoria de Giordani em projetos de lei ou iniciativas políticas a favor do diálogo e pelo bem comum, ou ainda, de quem entendeu quais escolhas é justo fazer para contrastar políticas que ameaçam a paz entre os povos.

Durante o evento será apresentada a última biografia elaborada por Alberto Lo Presti (Ed. Cittá Nuova, Itália), intitulada “Igino Giordani. Um herói desarmado”, com prefácio do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella. Uma biografia que ajuda a descobrir o sentido de um autêntico compromisso político e social. Apaixonante como um romance. “A sua fé impetuosa – escreve Mattarella falando de Giordani – a sua coerência evangélica, o fervor com que batalhou pela equidade social, a liberdade, a paz, abalaram muitas consciências e promoveram ações e pensamento, seja nos tempos escuros do fascismo seja nos anos da reconstrução democrática”. “Ele se fez construtor de paz no diálogo entre pessoas, entre credos religiosos, entre povos e Estados – continua Mattarella -. Pensava a Europa como um continente de paz, após ter sido teatro de guerras devastadoras. Queria que o seu país fosse uma ponte. E ele mesmo buscava ser ponte para aproximar, conectar, recompor”.

Será inaugurada também uma escultura dedicada a ele, obra do artista Peter Kostner. A obra, que será colocada no jardim do Centro Internacional do Movimento dos Focolares, retrata Giordani sentado em um banco. Nos últimos anos da sua vida, de fato, ele costumava sentar-se justamente em um banco daquele parque. Durante os encontros internacionais que se realizavam no Centro, muitos, jovens e adultos, se aproximavam para cumprimentá-lo e falar com ele. E o banquinho se tornava local de encontro e diálogo. Ainda durante o evento, algumas testemunhas irão recordar aquelas conversas nas quais Giordani escutava com humildade e paciência, não poupando conselhos retirados da sua fecunda experiência de vida e enriquecidos pelo carisma da unidade.

Por Lorenzo Russo.

Matéria originalmente publicada no site Internacional do Movimento dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.