SITE OFICIAL BRASILEIRO

Famílias Novas: Igreja doméstica e santuário de vida

“Este encontro foi muito especial, pois revitalizou o amor, o perdão e a unidade dentro do nosso coração. Aprendemos a recomeçar.”
Essa foi apenas uma das lindas impressões deixadas pelos casais que participaram do encontro anual de Famílias Novas, nos dias 22 e 23 de setembro, em Joinville, Santa Catarina.
O local escolhido foi o convento dos Capuchinhos que contribuiu de forma especial para o encontro com sua tranquilidade, alegria e convivência familiar com os freis.

No programa, o Dado do Afeto, com seus desafios de relacionamento e diversas experiências concretas, todas embasadas pelo carisma da unidade.
“Como família estávamos precisando parar e refletir para ver melhor um ao outro. Foi um momento importante para nos recolocar diante das dificuldades do dia a dia, que faz esquecer o mais importante: a relação do casal”, escreveu um dos participantes.

Muitos foram os casais que renovaram seus propósitos e reavivaram o entendimento da grandeza do relacionamento conjugal, que quando atrai Jesus para o centro da família, se torna, nas palavras do Papa Francisco “Igreja doméstica e santuário de vida”.
“Mais uma vez fui surpreendido pela riqueza do Movimento dos Focolares. Encontro bem pensado, em todos os detalhes, contemplando a realidade de cada família presente. Recebi valiosas ferramentas para não deixar que o relacionamento perca o sabor. Nas reflexões pessoais pude detectar diversos pontos a melhorar, assim como muitas virtudes da minha companheira que eu deixava de valorizar”, escreveu outro participante.

Compartilhe
Veja também
Há 9 anos, Lajedo (PE) realiza a Jornada da Família a fim e promover um espaço de reflexão sobre as nuances familiares. Sua origem vem de uma profunda história de uma família que participava do grupo Famílias Novas e que foi inspiração para a criação deste espaço de amor.
Neste mês de fevereiro de 2023, recebemos esta experiência da querida Lêda, que compartilhou conosco como vive o amor nos detalhes dos cuidados com sua tia, uma senhora que precisa de atenção. Leia o relato da Lêda e compartilhe conosco sua experiência em noticias@focolares.org.br.
O último mês de setembro foi marcado pelo evento de convivência com as famílias ligadas à Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (AFAGO) do Distrito Federal, para refletirem sobre o Setembro Amarelo.