Escola EJPMUConhece jovens sedentos por colaborar com um mundo mais unido?
Estão abertas as inscrições para a edição de 2017 da Escola “Jovens por um Mundo Unido” (EJMU), de âmbito internacional, realizada semestralmente na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). A EJMU tem como objetivo contribuir para formação integral da juventude, a partir do patrimônio espiritual e cultural do Movimento dos Focolares.

Para quem

Essa experiência única de vida é indicada para todos os jovens, de 18 a 27 anos, ligados aos grupos do Movimento dos Focolares que desejam ter uma vivência profunda e concreta de convivência, a fim de experimentar a espiritualidade coletiva dos Focolares.

Quando

 
A Escola de Jovens Por um Mundo Unido se realiza duas vezes ao ano. No primeiro semestre será de  3 de fevereiro a 2 de julho) e no 2° semestre, de 28 de julho a 10 de dezembro. Pede-se que a chegada dos/as jovens seja, no primeiro semestre, entre 30/jan e 2/fev 2017 e, no segundo, entre 24/jul e 27/jul de 2017.
 

Qual a programação?

Os jovens participarão de atividades teórico-práticas e vivência comunitária, propiciando aquisição deconhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes.O programa prevê atividades culturais, sociais e de espiritualidade que objetivam favorecer, preparar e motivar os/as jovens para tornarem-se agente construtores de paz e de unidade.

Inscrição

Para se inscrever, o jovem precisa enviar uma Carta de Apresentação até 15 de dezembro de 2016, para o e-mail ejmu@ginetta.focolares.org.br, contendo no máximo uma página com as seguintes informações:
– Fale um pouco sobre você, sua experiência em grupos de jovens e/ou iniciativas coletivas.
– Explique como tomou conhecimento da Escola Jovens por um Mundo Unido.
– O que você gostaria de transformar na sociedade? Como a EJMU pode lhe ajudar nisso?
Então, é só aguardar o envio da resposta/e-mail, com as informações de como proceder para concluir o processo. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição e os excedentes passarão para o próximo semestre.

Informações

Dúvidas, comentários, sugestões, favor contatar:
Ana Maria Figueiroa (Ani) (+55 11 944022818 / am.figueiroa@gmail.com )
Gilvan David (+55 11 986883414 / gilvandsousa@gmail.com )
Facebook:
E-mail: ejmu@ginetta.focolares.org.br / Site: www.focolares.org.br
 
 

IMPORTANTE SABER

1. A Mariápolis Ginetta se encontra em Vargem Grande Paulista, a cerca de 40 quilômetros da cidade de São Paulo. O clima é subtropical e a média de temperatura anual gira em torno dos 20°C, sendo julho o mês mais frio (média de 13°C) e fevereiro o mais quente (média de 25°C). No inverno as temperaturas podem chegar abaixo de 5°C, provocando geadas ao amanhecer.
2. Há na Mariápolis Ginetta um contexto multicultural particular, com a presença de pessoas de distintas regiões do Brasil e de diferentes nacionalidades (residentes ou visitantes). Nesse sentido, vale dizer que os participantes da EJMU se inserem na vida comunitária da mariápolis, na preparação e condução das iniciativas que são oferecidas aos visitantes. Além disso, recordamos que é parte integrante do processo formativo dos/as jovens a realização de serviços voluntários em atividades laborais e educacionais (sem configurar vínculo empregatício).
3. Grade Curricular: Espiritualidade: A Unidade, Os Vários Caminhos para Construção do Mundo Unido, A Palavra, O Próximo (visão em várias tradições: Quem é o próximo, Amor ao Próximo, Reciprocidade), Os Diálogos (Ecumênico, Inter-religioso e com pessoas de outras convicções não religiosas), Mistério de Dor-Amor. Antropologia: As Dimensões do Ser Humano, Vontade e Liberdade, Decisões e Autorrealização – “A Escolha”, Afetividade e Corporeidade. Economia e Trabalho: Trabalho (conceito, origem e diferentes concepções), Consumismo & Cultura do Dar, Economia de Comunhão, Empreendedorismo, Trabalho em Chiara Lubich. Política, Cidadania e Meio Ambiente: História da América Latina e do Brasil, Desigualdades na América Latina, A Fraternidade como Categoria Política, A Política como Amor, Comunicação e Mídia, As Instituições e o Governo nas Cidades Latino- Americanas, Comunicação, Mídia e Política, A Questão Ambiental, Encíclica Laudato Si, Princípio da Subsidiariedade. Juventude: Conceitos e Dilemas da Juventude, Jovens por um Mundo Unido (Quem são? O que fazem? Projeto Mundo Unido!), Drogas Lícitas e Ilícitas. Etnia, Cultura e Justiça Social: Interculturalidade, Do Etnocentrismo ao Multiculturalismo, Direitos Humanos, Inculturação em Chiara Lubich. Laboratórios Práticos: atividades de comunicação, artes gráficas, biblioteca, esportivas, culturais etc., de acordo com talentos e interesses dos/as jovens participantes da EJMU.
4. Os/as jovens que desejam participar da EJMU precisam ser conscientes de que irão se distanciar por um período de várias coisas importantes na sua vida (casa, família, amigos, estudos etc.), a fim de realizar uma experiência de “alargar os laços familiares”, a partir da convivência com outros/as jovensparticipantes da escola e com os habitantes da mariápolis permanente.
5. Para as despesas de hospedagem e alimentação no primeiro mês de participação na EJMU, pede-se que cada jovem traga o equivalente a R$ 500,00 (quinhentos reais), já incluído o translado aeroporto/rodoviária-Mariápolis Ginetta na chegada e na saída. As despesas dos meses seguintes serão cobertas pela EJMU.