SITE OFICIAL BRASILEIRO

Ir além das fronteiras, um impulso da Sinodalidade

Inspirada na Sinodalidade e no desejo de “ir além das fronteiras”, como defende o Papa Francisco e reitera a presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram, Tania Maria Stimamiglio decidiu fazer algo a mais pela juventude da sua cidade Paragominas, no Estado do Pará. 

Foi numa reunião pastoral que o convite feito por um jovem fez brilhar no seu interior a direção que deveria trilhar em prol da sua comunidade. Pela falta de responsáveis, os pais das crianças e dos adolescentes da região retiraram seus filhos dos da paróquia, quando então o responsável pela Infância e Adolescência Missionária (IAM) lançou o apelo em busca de ajuda. 

“Foi essa a ocasião que senti para viver a Sinodalidade colocando-me à disposição, como um um ato por amor.” Com esta atitude, também a coordenadora da Catequese se dispôs a colaborar envolvendo todos os grupos de catequistas das 10 capelas da paróquia. De uma simples reunião a ideia tomou a dimensão de um evento pleno de desafios, seja pelo número de adolescentes como pela logística e pelos relacionamentos entre todos. 

O resultado? Entre os dias 17 e 18 de setembro ocorreu o  Primeiro Encontro de Adolescentes da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com a participação de 185 adolescentes dos 11 aos 14 anos, com o título ”A Palavra que transforma – Um coração me chamou”. 

“Foram dois dias plenos, com temáticas educativas, sociais e espirituais, mantendo as características próprias de cada grupo organizador: músicas, dinâmicas, palestras, louvores, orações, jogos, missa.”

Segundo Tania, a organização contou com o apoio das Voluntárias do Movimento dos Focolares, assim como das focolarinas (consagradas ao Movimento), de alguns pais e das catequistas das comunidades que não mediram esforços para suprir as necessidades com abundante providência para as refeições e lanches. 

“A programação se desenvolveu com a participação dos adolescentes com grande escuta a tudo que lhes era proposto”, comentou o Pároco da região, que foi complementado por uma catequista que comentou que pôde observar de perto a importância desta parceria e da união ao abraçarem as causas umas das outras.

Por fim, o sucesso foi notado: os pais expressaram o desejo por mais encontros e os jovens se sentiram acolhidos. Que venham outros! 

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.