SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jornada dos Focolares celebra 5 anos de caminhada no Morro da Cruz, em Florianópolis

 
Há cinco anos, o Movimento dos Focolares de Florianópolis abriu um focolare (casa onde habitam as pessoas de vida comum) na comunidade do Morro da Cruz. E para celebrar esses cinco anos de caminhada junto às famílias da comunidade, realizaram uma jornada que reviveu os primeiros tempos de sua fundadora Chiara Lubich, reunindo moradores do Alto da Caieira, Monte Serrat e Serrinha.
Com muita simplicidade o evento transmitiu para as crianças, adolescentes, jovens e adultos de diferentes credos e religiões, pessoas de boa vontade, os efeitos do Carisma da Unidade nos relacionamentos construídos pela dinâmica da vida comunitária.
Através de um “baú de memórias” contou-se a história do Movimento, contextualizando as dificuldades enfrentadas durante o período da Segunda Guerra Mundial e o que motivou Chiara Lubich e suas amigas experimentarem nas palavras do Evangelho o Amor de Deus que as encorajou a ajudar as pessoas nos mais variados vultos do sofrimento humano.

Como ponto forte deste evento, as experiências de participantes do Movimento dos Focolares como jovens, focolarinos, focolarinas e famílias que partilharam como foi pra eles conhecer este Carisma e qual o efeito dele nas suas vidas: o reflexo das palavras de Jesus quando nos lembra no seu Evangelho “Onde dois ou três tiverem reunidos no meu nome, Eu estarei no meio deles. (Mt. 18, 20)”
O encerramento com a missa eucarística celebrada por Pe. Vilson Groh motivou uma das participantes a relembrar a trajetória vivida pelos Focolarinos nesses anos no Morro. Ela fez alusão aos frutos gerados pela planta que criou raiz e que hoje floresce numa nova etapa de vida com a comunidade.

“Sente-se a presença significativa do Movimento nas mais variadas expressões de amor e relacionamentos construídos com cada família” – ressaltou Meri.

Assim, concluiu-se em clima de confraternização e partilha de um lanche comunitário as celebrações desta Jornada no Morro, descrevendo-se num bolo comemorativo o quanto as famílias presentes foram conquistadas e aderiram a este momento histórico.

Compartilhe
Veja também
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.
Tudo começou com a proposta de uma jovem de 18 anos: “vamos fazer uma ação social com as crianças da ANSPAZ”! Continue lendo.