Enquanto o cardeal argentino Jorge Bergoglio era eleito Papa Francisco e fazia suas primeiras e surpreendentes aparições e pronunciamentos públicos, as comunidades do Movimento dos Focolares, no Nordeste, se uniam em torno da herança deixada por Chiara Lubich para seus membros, a Igreja e a humanidade. As celebrações, jornadas, momentos de reflexão e arte ressaltaram a fidelidade ao Evangelho e a força de um Carisma que ajuda a renovar a humanidade e promove no mundo a Fraternidade Universal, a Unidade entre povos, classes sociais, etnias, crenças, religiões…
Em Campina Grande (PB), a jornada Unidade, uma Herança para Todos reuniu 509 pessoas de 24 cidades do estado da Paraíba, com uma participação expressiva dos jovens. No programa, palestras, momentos culturais e partilha de experiências sobre a espiritualidade da unidade. Entre os participantes, havia quem recebeu ali a herança deixada pela fundadora da Obra de Maria e quem a carrega consigo desde sempre. Entre esses, estava Valdeny, que assim descreveu o maior fruto daquele dia: 500 pessoas retornaram felizes para suas casas, com o coração radiante de luz, de espírito de perdão, de consciência de que cada nosso irmão é Jesus: é essa a nossa herança! Dom Manoel Delson (bispo de Campina Grande) agradeceu pela atitude de acolhimento, pelo tema tratado e a pontualidade.
Giovane e Simone, focolarinos casados da cidade anfitriã, escreveram: Chiara, no Céu, está muito feliz pela festa que fizemos a ela, em agradecimento pelo SIM dado e pela fidelidade até a morte; cabe agora a cada um de nós levar esta herança para frente! Um dos coordenadores do Movimento dos Focolares na Paraíba, Álvaro de Mesquita avaliou: Essa Jornada nos fez contemplar o triunfo de Jesus em nosso meio; vendo as fotos, lendo as mensagens, percebe-se que Ele pensou em cada detalhe, em cada situação; todos saíram com aquele ardor, de que Chiara falava tanto, quando se consegue estabelecer a presença d’Ele entre nós; só nos resta agradecer a todos (as) que se empenharam em mantê-lo presente momento por momento.
Empenho de todos Cida Feitosa, de João Pessoa, afirmou: Foi uma experiência única e maravilhosa! Graças ao empenho de todos, conseguimos dar a Chiara este grande presente que é fruto da unidade vivida entre nós; o nosso testemunho de fidelidade aos vultos de Jesus Crucificado e Abandonado fez toda diferença, honrando assim a herança recebida. Todos deram a vida por cada um que ali estava. Agradeçamos a oportunidade que Deus nos deu e à comunidade que nos acolheu com amor e generosidade, demonstrando em tudo maturidade.
O empenho com a jornada começou bem antes do dia 17 de março, com os convites, entrevistas na TV e nas rádios locais, os ensaios das canções, das experiências; na véspera, com a acolhida de todos os que vieram de cidades interioranas, como Cajazeiras, e da capital, João Pessoa; no dia, com a acolhida aos demais participantes, a harmonia do local, o cuidado com as crianças, a preparação e a celebração da Santa Missa.
Entre 13 e 14 de março, a comunidade do Movimento, em João Pessoa, havia realizado uma noite de vigília e oração, na Igreja de Santa Júlia, das 22h às 7h da manhã. Foi uma belíssima preparação à Jornada e também um momento intenso de união com Deus e com todos, retratou Elisabet Solis, uma das coordenadoras do Movimento na Paraíba.
Agora, a comunidade do Movimento dos Focolares da Paraíba pede orações por Onildo, voluntário de 90 anos, que esteve presente na jornada, muito feliz e, em seguida, submeteu-se a uma angioplastia.
[nggallery id=72]
Herdeiros de Chiara – Em Pernambuco, a programação de homenagens incluiu sobretudo celebrações eucarísticas nas cidades de: Recife, Jaboatão, Lajedo, Caruaru, Garanhuns, Paulo Afonso, e reuniu as comunidades do Movimento dos Focolares em clima de família. Depoimentos sobre a influência de Chiara na vida dos membros do Movimento geraram comunhão e alegria, momentos de festa para os herdeiros da fundadora dos Focolares.
Na cidade de Lajedo, Agreste do Estado, no dia 10 de março, reuniram-se 300 pessoas, a maioria jovens, provenientes das comunidades rurais e cidades circunvizinhas, para celebrar a Jornada da Família. Os participantes recordaram dois membros da comunidade local: Izânia e Claudemir, um jovem casal de Famílias Novas, pelo seu amor concreto ao irmão e testemunho na vivência do Evangelho. Izânia e Claudemir faleceram em acidente automobilístico e são lembrados por terem irradiado o Ideal da Unidade em Lajedo.
Em primeiro lugar, a comunidade homenageou Chiara, que doou a espiritualidade da unidade a aquele casal. Em seguida, estendeu a homenagem a Dorinha Dornelas, uma dedicada professora que transmitiu os valores e o estilo de vida da unidade a Izânia e Claudemir que se transformaram em modelos para a cidade. Em função do exemplo deles, a Câmara Municipal de Lajedo instituiu um dia de reflexão sobre a unidade na família. Na missa celebrada na cidade, no dia 14, estavam presentes mais 800 pessoas. As canções da celebração foram entoadas por um coral composto por representantes de todos os movimentos eclesiais que fazem parte do Ministério da Música, em Lajedo.
[nggallery id=70]
Também foi na quinta, 14 de março, a celebração da comunidade do Recife, primeira cidade aonde os focolares chegaram fora do continente europeu. Em Caruaru, uma jornadinha, no domingo, 17, reuniu 100 pessoas da comunidade e de cidades circunvizinhas, em torno de uma reflexão sobre o amor ao irmão, com canções, depoimentos e a presença do bispo da cidade, D. Dino Marchió, que celebrou a missa no fim da programação.
Carisma Universal O Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza (CE), Monsenhor Virgínio presidiu a celebração em memória de Chiara na quinta-feira, 14 de março, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, da Aldeota. Estavam presentes 180 pessoas, entre as quais, representantes de outros movimentos eclesiais. O Arcebispo Metropolitano Dom José Tosi Marques enviou uma mensagem na qual afirmou: Uno-me à toda a Comunidade da Obra em Jesus Eucaristia. Nele, é plena a comunhão e não há distâncias. Deus seja louvado pelo Carisma da Unidade em Chiara e na Igreja.
Depois da celebração, projetaram-se trechos do funeral de Chiara referentes aos frutos do diálogo com os outros movimentos da Igreja Católica, com pessoas de outras denominações cristãs e religiões. Enfatizou-se o aspecto universal do Carisma da Unidade. No convite para a celebração, os membros do Movimento dos Focolares recordaram uma célebre declaração de Chiara: Veja, eu sou uma alma que passa por este mundo. Vi muitas coisas belas e boas, e fui sempre atraída somente por elas. Um dia (dia indefinido) vi uma luz. Pareceu-me mais bela do que as outras coisas belas e a segui. Percebi que era a Verdade .
Em Maceió (AL), a comunidade do Movimento organizou uma missa no 14 de março. Em seguida, os presentes participaram de um momento artístico no qual recordaram o sim de Chiara a Deus, que abriu uma nova estrada para milhões de pessoas em todo o mundo.
No Nordeste, a primeira das homenagens à fundadora do Movimento dos Focolares ocorreu dia 03 de março, com um dia de convivência organizado pelas comunidades do entorno da Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (Grande Recife), onde fica o centro de formação da Obra de Maria para a região. Segundo Cristiane Gomes, uma coordenadoras locais do Movimento, compareceram 270 pessoas.
A partir de um texto de Chiara sobre O Irmão, pudemos constatar a importância do legado que ficou para todos e todas que aderem à sua espiritualidade, afirmou Cristiane. O programa de convivência incluiu uma missa e um almoço comunitário festivo.
[nggallery id=71]