Construir pontes de fraternidade entre as pessoas é o objetivo do Gen Fest 2012 que reunirá cerca de 12 mil jovens dos cinco continentes em Budapeste, a partir desta sexta-feira (31/8). Do Brasil, irão 590 jovens das cinco regiões para o festival. Do Rio de Janeiro, foram cerca de 40, inclusive, um jovem e uma jovem de Cabo Frio. Os participantes são das mais variadas culturas e etnias e se encontrarão para a 10ª edição do Genfest. O evento segue até 2 de setembro e é promovido pelo Movimento Jovens por um Mundo Unido, que integra o Movimento dos Focolares.
Vai ser a minha chance de sentir bem de perto, e num lugar só, o que todos os jovens buscam, o mundo unido, de sentir que essa é uma realidade que nós estamos construindo da qual eu quero fazer parte e, depois, levar esse ideal para onde quer que eu vá, afirma Paola da Silva Martins, de 20 anos, que estuda Estatística na UFF, em Niterói, mas mora em Cabo Frio. A jovem, que viajou para Budapeste nesta terça-feira (28/8), vendeu alfajores na UFF e guardou dinheiro da monitoria que faz em uma disciplina da faculdade para completar o dinheiro das passagens e hospedagem.
Sob o título Lets bridge (Vamos construir pontes), o evento traduz em músicas, coreografias e outras manifestações o ideal desses jovens, que é ao mesmo tempo experiência de vida e motivação de ações sociais: a unidade. Paola, por exemplo, participou de atividades como visitas a um asilo em Cabo Frio, e no seu dia-a-dia, procura vivenciar a fraternidade nos ambientes que frequenta.