SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jovens dos Focolares da América Latina reafirmam compromisso com a unidade

Após um ano atípico, as lideranças jovens do Movimento dos Focolares na América latina se reuniram em dezembro, de forma online, para reafirmar o compromisso feito com Carisma da Unidade

Para finalizar o ano atípico de 2020 – marcado pelo distanciamento social necessário para combater a pandemia da Covid-19 – em unidade entre os jovens da América Latina, o Movimento dos Focolares organizou um encontro online para as lideranças jovens. Entre os dias 16 e 23 de dezembro, jovens e assistentes de diversos países latinos estiveram reunidos para reafirmar o compromisso com o carisma da Unidade deixado por Chiara Lubich, fundadora dos Focolares. 

No total, participaram representantes da Venezuela, Cuba, República Dominicana, Costa Rica, Colômbia, Bolívia, Argentina, Região da América Central e México, Equador, Perú, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Cada dia uma região era responsável pela elaboração do programa. Resultado: conteúdos de riquezas inestimáveis. 

“Mesmo com a distância conseguimos ir em uma profundidade que me sentia tocada. Aprendi muito e vivemos momentos de Paraíso”, afirma uma jovem. 

Foram diferentes temas que orientaram os diálogos construídos nos dias de evento. Entre eles, a experiência espiritual intensa de Chiara, o “Paraíso de 49”, como é conhecida; o reconhecimento e compartilhamento das diferentes realidades do Continente; a responsabilidade política, econômica e participação social, levando em consideração que nossas ações são políticas; Jesus Abandonado, sob a ótica das feridas vigentes em nossos países; a radicalidade da santidade e a responsabilidade das lideranças diante das novas gerações.

A intensidade vivida nestes dias colocou em cheque os novos desafios e caminhos que os jovens terão de percorrer para realizarem o “Que Todos Sejam Um”. “Foi um evento histórico que marcou o início de uma aventura de construção coletiva de um percurso que será, de agora em diante, uma viagem que queremos fazer juntos. Foi um  grande presente”, conta uma das participantes. 

“Senti-me muito amada pelos que prepararam cada momento e pelos tradutores. Desse encontro ficou forte no meu coração a necessidade de atualizarmos o Movimento com nosso amor dos amores em mente, de levarmos o Ideal para frente enquanto Movimento Gen e procurando caminhar em unidade com a primeira geração”, completa outra participante.

Deste Encontro fica a certeza: os jovens da América Latina estão em busca de um mundo novo, onde as fronteiras terrestres e as realidades distintas não serão limites, mas sim pontes para a construção de um mundo unido.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.