SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jovens dos Focolares montam biblioteca comunitária Carlo Acutis no Pará

Com 200 livros e três estantes, um grupo de jovens do Movimento dos Focolares começou uma biblioteca comunitária no interior da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Benevides/PA. As pessoas têm a oportunidade de escolher o livro que desejam ler, levar para casa e devolver quando terminar a leitura. O objetivo do espaço é que a prática da leitura fomente não só a ginástica de novas ideias, mas ideias que possam levar a ações mais inteligentes e fraternas

Sempre que possível, os jovens anunciavam o nascimento da biblioteca e faziam campanhas nas missas para arrecadar mais livros. Às tardes, trabalhavam incansavelmente, catalogando os livros, organizando por gêneros literários, e ainda pensavam num ambiente acolhedor para uma boa leitura. 

Para o nome do espaço, optaram, por unanimidade, que fosse batizada de Carlo Acutis, em homenagem ao jovem italiano que morreu aos 15 anos e foi beatificado recentemente pela igreja, na Basílica de São Pedro, na Itália. 

“Esse projeto tem grande importância na nossa igreja, porque a igreja não é só religião, mas sim história e cultura, que deve ser conhecida por cada um que faz parte dela, além de ser uma forma de ajudar as nossas crianças que infelizmente, por conta da pandemia, não estão tendo catequese. Descobrimos, também, que dificilmente em nossa cidade temos um lugar assim ou um lugar para sentar e conversar um pouco. Então, além de ser um ponto de luz a mais em nossa igreja, será também um pontinho de luz em nossa cidade”, conta Bianca Ribeiro, uma das integrantes do grupo.

O trabalho na biblioteca é recorrente, porque as doações não param de chegar e as pessoas elogiam a iniciativa que agora, também, conta com a colaboração de outros grupos juvenis, numa manifestação de diálogo e unidade

Igreja em saída

Hoje com 20 membros, o grupo se reúne semanalmente desde 2019, para estudar textos de Chiara Lubich, fazer comunhão de experiências e realizar atividades em grupo. Além disso, colaboram nas missas, nos encontros da Palavra de Vida – reuniões mensais dos Focolares – e fazem retiros espirituais. 

Pela iniciativa, a comunidade recebeu a visita de Dom Antônio e sua equipe, para apresentar aos jovens o Projeto do Setor Juventude para o ano de 2021 e encorajá-los para os novos desafios da Igreja em saída. Dom Antônio presidiu a celebração animada pelos jovens e ao final abençoou a Biblioteca Carlo Acutis. 

Visita de Dom Antônio e sua equipe à Biblioteca Carlo Acutis.
Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.