SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jovens estimulam o cuidado das Pessoas e do Planeta na SMU 2022

SMU 2022

Nos dias 1º a 08 de maio, jovens do mundo inteiro, do Movimento dos Focolares, promovem a Semana Mundo Unido (SMU 2022), com iniciativas práticas em diálogo com o tema “Ecologia Integral: As pessoas, o Planeta e nossa Conversão Ecológica”, um convite para cada um de nós cidadãos trabalharmos na construção de uma sociedade que coloque o ‘cuidado’ no centro de suas ações. 

“Cuidemos da nossa mãe Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos faz predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da Terra e da criação, inauguremos um estilo de vida e uma sociedade finalmente ecossustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto”, afirmou o Papa Francisco. 

O cuidado, na perspectiva das Pessoas e do Planeta, partindo das situações mais vulneráveis, incentivando uma verdadeira conversão ecológica, assumindo a responsabilidade de mudar os próprios estilos de vida, tornando-os mais sustentáveis, como propõem o Papa Francisco, outros líderes religiosos e civis, organizações internacionais e campos culturais, como solução do presente e para a construção do futuro.

Jovens, como Grasielly Carvalho, que mora em Miguel Alves, no Piauí, já iniciaram uma mudança real no estilo de vida pessoal e coletivo, e estão mobilizando a comunidade, universidade, colegas de trabalho, vizinhança. Para a jovem, a SMU 2022 representa inspiração para ousar nas ações, uma oportunidade de tomar para si a responsabilidade de abraçar causas comuns. 

“Me anima pensar que em todo o mundo há outras pessoas que estão vivendo e se doando por um mesmo objetivo, isso me faz ter esperança e certeza que o mundo unido é possível sim, e me faz ter a coragem de me lançar. Na perspectiva do cuidar, estou fazendo tudo o que está ao meu alcance, por exemplo, estando atenta ao meu consumo e qual impacto dele no meio ambiente, buscando sempre fazer escolhas conscientes pensando em preservar o mundo, que é nossa casa”, disse a jovem. 

A Semana Mundo Unido foi lançada em maio de 1995, um evento anual que reúne crianças, jovens e adultos globalmente por meio de ações, manifestações, congressos e debates culturais, para incidir na opinião pública dos respectivos países, um testemunho que um mundo unido é possível, lançando um sinal tangível nas cidades e junto às Instituições engajadas.

Saiba como foi a SMU em 2021. Clique aqui.

Fique por dentro da programação mundial:

01/05 abertura da Semana Mundo Unido acontecerá no dia 1° de maio com o grupo musical Gen Verde, 8:00 às 9:00 (Horário de Brasília). 

07/05 Lançamento do programa de financiamento semente 

07/05 Show de Talentos da Paz, às 9h (Horário de Brasília). 

07/05 Concerto do grupo musical Gen Rosso (À noite)

08/05 RUN4UNITY, 11h às 12h (cada fuso horário) 

14/05 a 15/05 Um festival global em “Buen Vivir”: Cuidar juntos, Cuidar hoje, Cuidar amanhã. (encontro híbrido)

Todos os eventos mundiais estão reunidos em: www.unitedworldproject.org/pt-br/uww2022/ Participe!

Propostas para a SMU 2022: 

– Realizar e, sobretudo, coletar e dar visibilidade às ações, experiências e projetos que colocam o cuidado no centro de nossas vidas como cidadãos, enfocando o tema do ano, ou seja, a Ecologia Integral.

 – Trabalhar em conjunto com todos aqueles que, no mundo, estão contribuindo para a construção de um Mundo Unido, em particular através da Ecologia Integral.

– Registre seus eventos no Calendário SMU2022 clicando no botão “proponha seu evento”. Clique aqui.

– Não esquecer de etiquetar nas redes sociais: United World Project, Y4UW (Youth For a United Word) e Teens4Unity e usar #uwww2022 e #daretocare. 

– Atenção aos Passa Palavras! Durante a Semana Mundo Unido serão propostos Passa Palavras #DareToCare

Assista agora ao teaser da SMU 2022

Entenda o que é Ecologia Integral e os 5 compromissos

Quer saber como prosseguir na sua cidade? Confira algumas dicas e orientações. Clique aqui!

Representantes dos Jovens Por um Mundo Unido Brasil

Contatos: 

Cadu (11) 94914-1485

Victoria Oliveira (79) 98170-0427

Por Belisa Maria Nunes.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.