SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jovens promovem ações e diálogo pela cidadania ativa na Semana Mundo Unido 2021

Semana Mundo Unido 2021

Com o tema “Ousar Cuidar”, jovens dos cinco continentes participam de projeto global para influenciar a opinião pública sobre cidadania ativa e política pela unidade. 

Por Belisa Nunes

De 1º a 9 de maio acontece a Semana Mundo Unido 2021, realizada pelo Movimento Jovens por um Mundo Unido, inspirado pelo carisma e espiritualidade do Movimento dos Focolares. 

Este ano, com o tema “Ousar Cuidar”, a juventude deseja chamar a atenção para o cuidado com a escuta, o diálogo, a comunicação, a participação pelo bem comum, tendo em vista uma cidadania ativa pelas cidades e pelo planeta. 

Assim como nos anos anteriores, os e as jovens propõem, em todos os continentes, iniciativas locais e internacionais com o intuito de sensibilizar a opinião pública sobre a coexistência pacífica dos povos e culturas. As ações acontecem em cidades, bairros, escolas e nos locais de trabalho, e envolvem a administração local e nacional, bem como organizações públicas e privadas. Em nível internacional, de uma maneira geral, as iniciativas são voltadas em apoiar situações de emergência como vítimas de terremotos, inundações, guerras, pandemias, dentre outros

Jovens levam formação profissional para comunidade Estiva (PI) na SMU 2019. 

Na programação nacional deste ano, estão incluídas atividades como arrecadação de alimentos, uma formação virtual sobre “Cogovernança: Ser cidadão é ousar e cuidar”, além de imersões em projetos como o Milonga – de caráter cultural – e o Living Peace International, da área da educação. Devido à realidade da pandemia de COVID-19, as ações serão virtuais. 

O jovem, Caio Melo, 32, de Minas Gerais, integra o Movimento Jovens por um Mundo Unido e está à frente de iniciativas locais da SMU. “Queremos sair de nós mesmos e ir ao encontro de quem necessita de cuidados, sejam eles financeiros, de saúde, ambientais, morais, espirituais e, também, na política. A SMU é um desafio que nos faz sair das nossas caixinhas e ousar dialogar mais, olhar mais pra fora do nosso entorno”, disse o jovem.

Na edição 2019, que teve como tema “Ninguém em necessidade”, um grupo de jovens, da cidade de Benevides, no Pará, por exemplo, visitou a casa de Emilio Kabá, um indígena da etnia Munduruku. A iniciativa foi uma oportunidade de escuta e diálogo com a cultura indígena, bem como a experiência da relação de amor com a natureza. 

Sobre a SMU 

Lançada em 1995, a SMU envolve centenas de pessoas anualmente, em uma série de atividades com o objetivo de influenciar a opinião pública para um diálogo mais fraterno entre pessoas de religiões e culturas diferentes, em respeito à dignidade de todos os seres humanos, pela identidade de todas as pessoas e comunidades. A Semana é promovida pelos jovens do Movimento Jovens por um Mundo Unido, inspirado no Movimento dos Focolares, de base cristã, com atuação ecumênica, inter-religiosa e cultural. 

Confira algumas ações da Semana Mundo Unido no Brasil: 

01/05, 20:30h – Abertura da SMU – No formato de Noticiário, jovens irão promover uma interação e apresentar todos os regionais do Brasil. 

02/05: Run4Unity – 10:45h às 12h – Corrida mundial pela Unidade. Acompanhe pelo YouTube oficial do Movimento dos Focolares Brasil.

04/05, 18h – Live – “A cultura do cuidado como percurso de paz” – Com o Projeto Living Peace International, um projeto que trabalha no sentido de reforçar as colaborações e cooperar com tantas outras iniciativas existentes no mundo para a construção de uma “rede” de paz que abrace o mundo. Acompanhe pelo YouTube oficial do United World Project.   

05/05 Programações Locais. No Pará, como iniciativa, jovens estão arrecadando alimentos para doar aos necessitados. Outras iniciativas locais serão publicadas na página do Instagram dos Jovens Por Um Mundo Unido (@jpmubrasil).

06/05, 19:30, pelo Zoom – “Cogovernança: Ser cidadão é ousar e cuidar”. Sobre a prática de governar para o bem da coletividade.

08/05 Live com o Projeto Milonga, o projeto  oferece uma ocasião para jovens entre 21 e 35 anos de realizar um voluntariado fraterno, intercultural e de qualidade.

09/05 Internacional – Lançamento do novo Caminho “Pathway” – com o tema da Ecologia Integral.

Para participar e ficar por dentro da programação, acesse o perfil do Instagram dos Jovens Por Um Mundo Unido – JPMU @jpmubrasil 

Programação Internacional: 

01/05, 16h – Concerto da Banda Gen Verde – A Time for Change – Acompanhe pelo link oficial.

08/05, 16h – Concerto da Banda Gen Rosso – Together – Acompanhe pelo link oficial.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.