SITE OFICIAL BRASILEIRO

Líbano: reerguer-se dos escombros

Após a devastadora explosão em Beirute no fim da tarde de 4 de agosto, a comunidade local dos Focolares, junto com a associação Humanité Nouvelle começaram a trabalhar para vir ao encontro das exigências mais urgentes das pessoas atingidas pela catástrofe.

Mais de 100 mortos e 4 mil feridos foi o resultado da enorme explosão que aconteceu terça-feira, 4 de agosto, em torno das 18h10min locais na região próxima ao porto da capital libanesa Beirute. Portas e janelas de vidro se quebraram até uma distância de 10 quilômetros da região do desastre. O governo fala de cerca de 300.000 habitantes desabrigados.

Já antes desta catástrofe, o país dos cedros se encontrou diante de uma forte crise econômica reforçada ainda pelos efeitos da pandemia do coronavírus. Segundo fontes oficiais, mais de 45% da população vive na pobreza e o desemprego se elevou a 35%.

A explosão de 4 de agosto dá mais um golpe fortíssimo não só na economia e na infraestrutura do Líbano, mas também na moral de um povo que sofreu muita violência nas últimas décadas.

Como todas as associações humanitárias, também a agência “Humanité Nouvelle” dos Focolares se pôs em ação para ajudar quem é mais atingido. Com a ajuda da comunidade local do Movimento, o Centro Mariápolis “La Sorgente”, em Ain Aar nos arredores de Beirute, se pôs à disposição para aqueles que perderam a própria casa. Grupos de jovens e adultos se disponibilizaram para ajudar as famílias e as pessoas mais atingidas, recolhendo gêneros urgentes de diferentes tipos: de víveres até material para limpeza das casas e dos apartamentos.

________________________________________
Acionou-se a Coordenação Emergências do Movimento dos Focolares, que intervirá através das organizações AMU e AFN. Para quem desejar colaborar, foram ativadas as seguintes contas correntes:

Azione per un Mondo Unito ONLUS (AMU)

IBAN: IT58 S050 1803 2000 0001 1204 344
Código SWIFT/BIC: CCRTIT2T
No Banca Popolare Etica

Azione per Famiglie Nuove ONLUS (AFN)
IBAN: IT11G0306909606100000001060
Código SWIFT/BIC: BCITITMM
No Banca Intesa San Paolo

MOTIVO: Emergência Líbano

———————————————————–

As contribuições depositadas nas duas contas-correntes para este fim serão geridas conjuntamente pela AMU e pela AFN.
Para essas doações são previstos benefícios fiscais em muitos países da União Europeia e em outros países, de acordo com as diversas leis locais.
Os contribuintes italianos poderão obter deduções de renda, de acordo com a lei prevista para as Onlus, de até 10% da receita e com o limite de € 70.000,00 por ano, com exceção das doações feitas em dinheiro.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.