SITE OFICIAL BRASILEIRO

Libertar-se dos condicionamentos

O primeiro condicionamento que pode limitar o amor é pretender uma retribuição ou o reconhecimento. A pretensão condiciona o amor porque este não é mais gratuito, não é mais puro. Não é raro ouvir alguém dizer: Só amo a quem me ama.
Outros condicionamentos são: a amizade, o parentesco, os afetos, a classe social, a nacionalidade, a própria religião. Enfim, tudo o que coloca uma condição para que o amor seja atuado.
Deus nos ensina a ter um amor incondicional, porque nos ama imensamente, apesar de nossos pecados. Ele nos acolhe como o pai acolhe o filho pródigo. (Cf. Lc 15,11-32)
Amar o próximo incondicionalmente nos liberta de nós mesmos, do nosso egoísmo; liberta-nos de todos os sentimentos, bons e ruins; liberta-nos do medo e da insegurança; liberta-nos do pecado.
A única coisa que deve condicionar o amor é a misericórdia.
Amemos sem impor condições, amemo-nos uns aos outros sem fazer distinções. Entenderemos o que significa ser livre e feliz.

Apolonio Carvalho Nascimento

Compartilhe
Veja também
São 3 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam no enfrentamento das diversidades sociais e que vão participar do festival juvenil dos Focolares