Os pioneiros recordam que o primeiro grupo chegou às colinas dos vinhos Chianti com uma Fiat Cinquecento. Foi no primeiro domingo de outubro de 1964 e não havia praticamente nada: barracos velhos e terrenos improdutivos.
Hoje, 50 anos depois, Loppiano é um centro internacional que já somou mais de 1.200.000 presenças de todo o mundo, sustenta-se com atividades econômicas, conta com uma dezena de escolas de formação para a fraternidade para jovens, adultos, famílias e sacerdotes; assistiu ao nascimento do polo empresarial Lionello Bonfanti que hospeda cerca de trinta empresas que aderem ao projeto de Economia de Comunhão; tem um santuário dedicado à Mãe de Deus, a Theotokos, que faz parte de um Complexo Arquitetônico com um centro de congressos e salas polivalentes e o Instituto Universitário Sophia.
A variedade internacional é o ponto forte de Loppiano, atualmente com mais de 700 habitantes de 60 países. Quem passa por lá tem a possibilidade de experimentar uma convivência civil aberta a vários componentes sociais, étnicos, religiosos, ao serviço da paz e da harmonia dos povos.
Loppiano, portanto, propõe-se como um cruzamento e um laboratório de experimentos, para a Itália e o mundo, de uma socialidade que focaliza o acolhimento, o diálogo e a valorização das várias contribuições culturais; que espaço melhor do que LoppianoLab para festejar este cinquentenário?
A abertura oficial deste ano de comemorações com eventos que se realizarão ao longo de 2015 será no próximo sábado, 4 de outubro, no Auditório de Loppiano, a partir das 19h. Estará presente Maria Voce, Presidente dos Focolares.
Será um momento de festa, com a apresentação da Mariápolis permanente a partir de uma perspectiva diferente, ou seja, do mundo para Loppiano. Os 50 anos serão relembrados através de entrevistas com os protagonistas dos inícios, apresentações artísticas internacionais, vídeos do passado e atuais. Será uma viagem na história e nos desafios presentes e futuros que este protótipo de convivência apresenta para as cidades do Terceiro milênio. Haverá testemunhos pessoas de tradições culturais e religiosas não cristãs que, ao regressarem de Loppiano para os seus países, traduziram a experiência feita em ações políticas, em trabalho, em modelos educativos em diferentes âmbitos sociais e culturais.
As sinergias com o território e as instituições serão apresentadas com contributos das várias componentes culturais e econômicas: o Polo Lionello Bonfanti da Economia de Comunhão, o Instituto Universitário Sophia, a Cooperativa Loppiano Prima e o Centro internacional dos Focolares.
A partir das 20h terá início o Opencity: uma espécie de cidade com as portas abertas, onde serão mostrados aos presentes os gostos, as músicas e a riqueza das culturas dos seus habitantes.
Link evento | Loppiano: www.loppiano.it
Facebook: www.facebook.com/loppiano.it
Twitter: #50Loppiano
O evento será transmitido pela TV2000.