Iluminar a vocação política dentro da vocação cristã. Este é objetivo do Curso de Formação Política (CFP), que será promovido nas noites de terças-feiras, até o dia 10 de junho, no Edifício João Paulo II, na Glória, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A formação, que tem como base a Doutrina Social da Igreja, é voltada para candidatos a deputados estadual e federal, senador e assessores das eleições 2014, e contará com a exposição de especialistas.
“Existem cristãos vocacionados à vida política, e essa vocação é um dom de Deus. Eles, antes de serem políticos, são cristãos e têm uma base, uma fonte que está em Deus. Se essa base for esquecida, eles não atuarão segundo o designo de Deus. É necessário sempre retornar à fonte”, afirmou uma das coordenadoras do curso, Maria das Graças Siqueira da Rocha, que é e economista e bacharel em Filosofia.
A primeira aula do CFP ocorreu no dia 11 de março, e foi aberta pelo pároco da Catedral de São Sebastião, monsenhor Joel Portella Amado, que representou o bispo auxiliar Dom Pedro Cunha Cruz. “É importante perceber que essa é uma atividade do Ano da Caridade, porque caridade é também se engajar na dimensão política e transformar a realidade, superando as causas do sofrimento e da pobreza”, afirmou monsenhor Joel.
O convidado do primeiro dia foi deputado estadual Robson Leite, que falou sobre “Reforma Política”. “Falamos sobre o projeto da Coalisão Democrática, que visa aperfeiçoar o Sistema Político Eleitoral no Brasil. Esse sistema carrega vícios terríveis, entre eles o financiamento privado de campanha“, alertou o deputado.
 
Coerência Cristã
“A Doutrina Social dará referências para que eles possam ser coerentes e contribuir para a construção do Reino de Deus na Terra. O curso pretende rever com os alunos toda a riqueza que a Igreja tem em pensamentos e orientações nos vários campos da sociedade, como educação, trabalho, família, vida etc. E ser fundamento para eles, para que ao realizar um projeto eles possam verificar se está de acordo ou não com a realidade cristã”, explicou Maria das Graças.
O segundo módulo “Fraternidade e Política” vai abordar a espiritualidade. “Queremos fornecer elementos que possam dar sentido à vocação política, e responder à exigência de hoje dos filhos de Deus que buscam justiça, paz, amor e dignidade humana. Os políticos cristãos devem sentir-se como instrumentos de Deus para dar essa contribuição”, afirmou Maria das Graças.
O segundo encontro foi no dia 18 de março, com o tema “Na base da vocação política, um chamado de Deus”, tendo como convidado o ex-prefeito de Itu (SP), Sérgio Previdi, presidente do Movimento Político pela Unidade (MPPU), no Brasil.
“Ainda é possível se inscrever para o curso, que também é aberto às dioceses do Estado do Rio. Mas só pode ter até três faltas no CFP, porque é necessário exercitar o compromisso”, observou Maria das Graças.
Inscrições e informações podem ser obtidas pelo email rosasantos@arquidiocese.org.br ou pelo telefone 2292-3132 – ramal 439 ou 612.