SITE OFICIAL BRASILEIRO

Mais de 2 mil pessoas participaram da Mariápolis “Chamados a Testemunhar o Amor”

Mais de 2000 pessoas participaram da Mariápolis para as comunidades de Alagoas, Sergipe e Bahia, realizada entre os dias 20 a 23 de agosto, pela primeira vez em formato totalmente online. Transmitida pelo Youtube do Movimento dos Focolares, o evento teve como tema “Chamados a testemunhar o amor”.

A abertura aconteceu com um vídeo da fundadora dos Focolares, Chiara Lubich, contando em primeira pessoa como foi o nascimento do Movimento.

Depois dessa “largada” especial, a programação seguiu repleta de testemunhos, reflexões, músicas, e muito mais. Ainda no primeiro dia, em sinergia com o tema da Mariápolis, alguns focolarinos (leigos consagrados no Movimento dos Focolares) compartilharam com a atenta audiência a experiência de deixar tudo para evangelizar em outros países.

Parte da programação foi dedicada aos testemunhos que exemplificavam a vivência do Projeto Mundo Unido “Ousar Cuidar, protagonizado pelos jovens e vivido em todo o mundo pelas comunidades dos Focolares. Jovens, adultos, famílias e projetos sociais mostraram como colocar em prática o cuidado com o meio ambiente, o cuidado com a família, o cuidado com a política e o cuidado com a sociedade.

A Mariápolis também apresentou aos participantes ao menos dois projetos sociais nos quais o Focolare está envolvido: a “Catequese Musical” realizada na comunidade Tancredo Neves/Beiru, em Salvador, e o projeto Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (CASEM), em Sergipe, que proporciona medidas educativas e sociais aos meninos assistidos pelo projeto.

Mariapolital com Gen Verde e Gen Rosso

E como já é tradição, não poderia faltar o Mariapolital: momento de descontração típico das Mariápolis, com apresentações artísticas, musicais e sempre muito divertidas.

“Esse momento divertido proporcionou diversas lembranças das Mariápolis presenciais, cheio de humor e nostalgia construímos uma linda noite com fotos, depoimentos de momentos engraçados que vivemos em outras Mariápolis. Fechamos com Gen Rosso e Gen Verde se apresentando para nós! Que belo!”, escreveu a comunidade.

Famoso por publicar diariamente reflexões do Passa Palavra, Apolônio Carvalho também marcou presença na Mariápolis, dessa vez para para explicar, de forma bem didática, o que significa um dos pontos da espiritualidade coletiva dos Focolares: Jesus em Meio.

E como a Mariápolis é de toda a família, as crianças também participaram da programação, explicando aos presentes o Dado do Amor, um jogo que propõe a vivência de seis pontos conectados com a vida do Evangelho: amar a todos, amar o inimigo, amar Jesus no próximo, colocar-se no lugar do outro, amar o próximo e ser o primeiro amar.

A Mariápolis foi encerrada com uma mensagem especial do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Sérgio e com uma missa ministrada pelo Pe. Jonathan de Jesus, diretamente do seminário de Salvador, ao vivo.

Os vídeos das transmissões estão disponíveis em nosso canal do Youtube! Confira!

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.