SITE OFICIAL BRASILEIRO


Situada numa região em fase de desenvolvimento, em Igarassu, Pernambuco, onde os sinais da pobreza são evidentes
, a Mariápolis caracteriza-se pela sua função social, evidenciada especialmente pela escola para crianças e adolescentes e pelo Polo empresarial inspirado na Economia de Comunhão.

Mariápolis Santa Maria é uma das 20 existentes no mundo, construída num terreno que Chiara Lubich visitou durante a sua terceira viagem ao Brasil, em 1965.

A escola, que tem o mesmo nome, Santa Maria, funciona há quase 50 anos, e já formou muitas gerações. Atualmente, possui 500 alunos e dez dentre os seus professores e funcionários são ex-alunos. Outros seguiram as mais variadas profissões e alcançaram inclusive posições de responsabilidade. O mais importante, porém, são os valores que permaneceram neles e que constituem um projeto de vida: a cultura da partilha, a arte de amar, os fundamentos da educação à paz.

A maioria das famílias dos alunos – cerca de 300 – é de baixa renda. Economicamente a escola mantém-se com a solidariedade nacional e internacional, por meio dos projetos de Ações por Famílias Novas e AMU. As primeiras aulas de alfabetização foram dadas aos operários que trabalhavam na construção da Mariápolis, depois veio o pedido para que o mesmo fosse feito aos seus filhos. Agora, o seu método pedagógico está sendo difundido também em outras escolas da região e em outros âmbitos educativos.

 

santamariape

O prefeito de Igarassu, que definiu a Mariápolis Santa Maria como “uma referência”, na ocasião da visita da Presidente dos Focolares, Maria Voce e do co-Presidente Gincarlo Faletti em 2014, e desejou ir até lá para entrega-lhes a chaves da cidade. O gesto foi um sinal de reconhecimento pela contribuição dada à cidade, em especial pela Escola e pelo Polo, e de uma ligação ainda maior com o município.

Acesse o site da Mariápolis Santa Maria aqui.