No dia 31 de março, mais de 20 jovens da Mariápolis Ginetta e alguns focolarinos participaram das cerimônias em comemoração ao nascimento de Sakyamuni, o iluminado, Buda, na sede da Rissho Kosei-Kai, em São Paulo (SP). O evento é chamado de Dia do Vesakh/Hanamatsuri. Foi um momento intenso, de profunda serenidade e de alegria que invadiu o coração dos participantes, num belo diálogo fraterno entre cristãos e budistas.
Um dos jovens assim se expressou: “Impressionou-me muito a possibilidade de celebrarmos juntos – budistas, hinduístas e cristãos – as diversidades de crenças que se conjugam fraternalmente, tornando-se luzes no mundo, através de relacionamentos verdadeiros e profundos. Percebi que temos ainda muito mais em comum do que nos parece: os ensinamentos que recebemos são como palavras a serem observadas e vividas. Quanto mais nos aproximamos da sabedoria e da vida dos nossos mestres, mais nos tornamos semelhantes a eles, outros Budas, para os budista; e, outros Jesus, para os cristãos. Saí daquele encontro ainda mais cristão, enriquecido culturalmente por ter conhecido um pouco mais o Budismo, e também renascido espiritualmente por ter sido amado em cada momento, do bater do sino, ao entoar dos mantras, não como um convidado, mas como se fosse um membro desta Igreja Budista”.
No dia 2 de abril, visitaram a Mariápolis Ginetta o Dir. Internacional da Disseminação do Budismo, Sr. Shoko Mizutani, acompanhado do Rev. Nagashima, do Missionário Nakahara e da sra. Hiromi. Foram quatro horas de frutuoso diálogo interreligioso bem como de renovação dos laços de fraternidade e de amizade que unem focolarinos e Rissho Kosei-Kai há mais de 40 anos.