SITE OFICIAL BRASILEIRO

Monumento Dado da Paz é inaugurado em praça na Bahia

O dia 11 de agosto foi marcado pela realização de um sonho da comunidade do Movimento dos Focolares em Dias D’Ávila, município baiano. A data simbolizou a inauguração do Dado da Paz na praça da cidade, o 27º monumento.

Dado da Paz coberto com um pano branco e um laço azul para a inauguração.
Créditos: Amélia Silva.

Amélia Silva é voluntária do Movimento na cidade e nos conta com alegria que desde a inauguração já realizaram momentos de convivência com o Dado ao lado de crianças e jovens dos arredores, fortalecendo os vínculos de fraternidade a cada dia.

“Este dia foi um marco histórico para nossa cidade e deixa em nossos corações a alegria e gratidão pela realização desta ação de paz tão urgente e necessária para nossas vidas.”

Comunidade reunida para a inauguração do Dado da Paz.
Créditos: Amélia Silva.

A data escolhida faz referência ao Dia do Estudante e está próxima ao Dia da Juventude (12), com a intenção de celebrar e louvar a Deus pelas conquistas da comunidade. 

“Gratidão e alegria, não poderíamos celebrar de forma melhor essa data especial senão lançando a semente da palavra de Deus e de Chiara Lubich na casa do nosso coração, nossa cidade, nossas crianças e jovens, através do Dado da Paz”, expressou o Padre Alex Oliveira, que viveu ao lado da comunidade este importante momento. 

Grupo da comunidade reunido para o momento.
Créditos: Amélia Silva.

Participaram da solenidade de inauguração adultos, jovens e crianças, e a marcante presença de três escolas, para um momento de relembrar os cuidados com a casa comum, de espalhar sementes e regar a comunidade à Educação para a paz

“Como símbolo do nosso cuidado e proteção com o planeta, que precisa ser guardado por todos nós, recebemos uma muda de árvore pau-brasil. Naquele momento, percebia-se muito amor e cuidado com este gesto.”

Créditos: Amélia Silva.

Living Peace e o Dado da Paz

Inaugurar o 1º Dado da Paz em Dias D’Ávila foi um momento que ultrapassou fronteiras geográficas. Do Brasil à fora, a comunidade internacional do Movimento dos Focolares pôde participar, através da conexão de internet. 

O Dado da Paz é um instrumento de ação do projeto internacional de Educação para a Paz, o Living Peace, que completa 10 anos e envolve, de forma especial, a juventude, que testemunha a possibilidade de viver pela por um mundo mais pacífico, a partir da escolha de cada um em ser protagonista da paz. Inspirado nos pontos da Arte de Amar, propostos por Chiara Lubich (1920-2008) às crianças do Movimento dos Focolares, o Dado contém frases em cada face, no lugar dos números. Cada frase é um convite para colocar em prática a construção de relacionamentos de amor entre todos e todas.

Dado da Paz

De Porto, em Portugal, o fundador e coordenador geral do Living Peace, Carlos Palma escreveu para a solenidade que a paz é exigente, porque exige que cada um seja o primeiro a pôr em prática, deixando de lado preconceitos, egoísmo, racismo e distinções de todo o tipo para ser um construtor de fraternidade. 

“Construir um grande Dado de Paz é muito mais simples: basta um pouco de material e o espaço físico….construir a paz em nós significa ir contra a corrente de um mundo que se caracteriza pela falta de empenho pessoal, a começar por quem estiver a meu lado no momento presente.”

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.