Os 70 anos do Movimento Focolares foram festejados em sessão solene, no dia 10 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em ato presidido pelo deputado Sebastião Rufino, do PSB, por iniciativa do deputado Sérgio Leite, do PT.
Sebastião Rufino lembrou que o Movimento Focolares surgiu na cidade de Trento, Itália, em 1943, e que foi fundado por Chiara Lubich, com o propósito de socorrer as vítimas da Segunda Guerra Mundial.
O deputado ressaltou tratar-se da mobilização de voluntários, baseada na fraternidade e na unidade. Inspirada no preceito cristão do amor ao próximo, e tornou-se um movimento ecumênico mundial, envolvendo milhões de pessoas em 185 países do mundo.
Sérgio Leite disse que o movimento chegou ao Brasil a partir de Pernambuco. Por aqui também começaram as experiências de comunidades, com a fundação do Centro Mariápolis, em Igarassu, em 1965.
O representante Nordeste dos Focolares, Ivanaldo Aires, recebeu uma placa comemorativa. Ivanaldo agradeceu a homenagem e falou das contribuições dos Focolares para a Política, Economia, Educação, Saúde, sempre para somar ações sociais e espiritualidade, respeitando a individualidade.
O deputado Odacy Amorim, do PT, participou do ato, que contou ainda com apresentações da Orquestra Talentos a Serviço da Paz, da Escola Santa Maria, de Igarassu, e do cantor Ivanildo Aires.
Fonte: http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/noticias/?arquivo=noticia.php&id=23656