SITE OFICIAL BRASILEIRO

Ações

Movimento dos religiosos e das religiosas

Se por um lado, somos conscientes que o carisma do nosso Movimento é útil a toda a Igreja, por outro estamos também convencidos que todos os carismas da Igreja são úteis a nós, filhos da Igreja. É característico da nossa espiritualidade aprender dos santos, tornar-nos seus filhos, para participar de seus carismas.

Os religiosos/as e consagrados/as que comungam da Espiritualidade da Unidade encontram nela uma possibilidade de renovação do próprio Carisma, uma maior unidade com a Igreja e com o mundo.

São dos mais diversos carismas e das mais diversas formas de consagração: sejam de vida ativa ou contemplativa, de vida monástica ou eremítica, de ordens e congregações religiosas ou de novas comunidades e sociedades de vida apostólica, sensíveis ao Carisma da Unidade e que desejam colaborar com a finalidade do Movimento: “Que todos sejam Um!”.

Madre Teresa e Chiara Lubich

Procuram viver essa espiritualidade de comunhão nas suas comunidades e institutos e também irradiá-la aos outros carismas.

Para incrementar essa vida de comunhão procuram participar de congressos e encontros voltados para a Vida Consagrada, tal como também encontros a nível de todo o Movimento.

Chiara em 67 assim descreveu: “(…) como primeiro ponto essencial, o que devem ter os religiosos? A espiritualidade… os religiosos estão unidos pela espiritualidade. Jesus abandonado é o ponto da ascética que, se vivida, contém todas as outras ascéticas que existiram e existirão na Igreja, que dará como fruto Jesus no meio… Esses religiosos surgirão em todas as Ordens, de todas as palavras de Deus postas em prática, mas com um ‘condensador particular’, que é justamente o carisma da Obra de Maria!”.

Assim, vivendo esta espiritualidade de comunhão, os/as Religiosos/as e Consagrados/as sentem um novo vigor na sua vocação, renovam suas comunidades e através da comunhão recíproca entre os carismas, doam a presença do Ressuscitado em meio a eles de uma forma nova, para a Igreja e para a Humanidade!

As novas gerações

Também participam as novas gerações que se encontram seja nas etapas de formação inicial, como nos votos simples e até os 10 anos de votos perpétuos e os primeiros de sacerdócio.

Chiara disse certa vez:

“Mas eu gostaria de ver florescer de novo todas as Ordens, todas as Famílias religiosas como as imaginam, como as querem no Paraíso os santos, os fundadores… Seria uma explosão na Igreja, seria uma coisa maravilhosa! Tanto mais porque temos necessidade de ver uma igreja carismática… porque o mundo hoje… acredita pouco nas estruturas, mas acredita no sopro do Espírito… Portanto, vamos assumir aquilo que falta à beleza absoluta de cada Ordem religiosa, como queria o fundador, e vamos procurar carregar essa cruz…”

Contato

Secretaria dos Religiosos e Consagrados – Brasil
consagrados.brasil@ginetta.focolares.org.br

Secretaria das Religiosas e Consagradas – Brasil
consagradas.brasil@ginetta.focolares.org.br

Secretaria das Novas Gerações de Vida Consagrada – Brasil
gen_re@ginetta.focolares.org.br