O Movimento Famílias Novas de Maceió (AL) tem representantes na Pastoral Familiar e no Conselho dos Leigos. Há três anos seus integrantes ministram cursos de noivos regularmente e procuram doar a espiritualidade do Movimento dos Focolares para os noivos que se preparam para o casamento, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância do sacramento do matrimônio e dos planos de Deus em relação à família, conforme as diretrizes da Igreja.
Assim se exprimiram alguns participantes da edição de outubro de 2011 do curso de noivos realizado no recanto das irmãs do Sagrado Coração de Jesus:
“Este curso foi muito importante para mim, pois eu estava completamente afastado da Igreja e participando deste curso, percebi o quanto é necessário que eu retorne. Percebi que havia uma harmonia entre os casais que prepararam este curso, que esta harmonia está fundamentada na relação com Deus e que, para resistir aos valores que o mundo nos oferece, é necessário viver em comunidade onde um possa ajudar o outro”.
“Meus colegas vêem o casamento como ‘uma loucura’ e sempre me aconselhavam a desistir. Aqui, entendi que os casais que prepararam este curso têm as mesmas dificuldades dos outros casais, porém, são pessoas realizadas e felizes. Isto me fez entender que é mesmo o matrimônio a minha escolha definitiva”.
“Eu estava afastada do Movimento dos Focolares há um certo tempo. Este curso me deu uma novo impulso, abriu uma nova janela, e quem sabe eu não estarei ajudando vocês a prepararem o curso de noivos do ano que vem”.
“Este curso é muito importante, pois nos mostra como deve ser uma verdadeira família. Nós aprendemos aqui a nos relacionar com a esposa, como deve ser a economia do casal, os métodos naturais e adquirimos uma compreensão cristã do controle da natalidade. Além disso, descobrimos como deve ser o relacionamento com as nossas famílias de origem após o casamento e como devemos estar abertos a outras famílias. A programação nos fez enxergar a família como Deus a pensou. Estar aqui foi, para mim, motivo de muita alegria”.