SITE OFICIAL BRASILEIRO

Mundo da Educação e Social: creches e abrigo Padre Cícero

Participantes do Movimento dos Focolares relatam experiências da vida em comunidade. Leia e conheça um pouco mais sobre a realidade do Movimento no Brasil.

Living Peace – Vivendo pela paz

Muitas vezes fazemos um ato de amor e não sabemos aonde Deus quer chegar. No mês de maio fui almoçar com uma amiga para comemorarmos o seu aniversário. Procurei ser só amor naquele momento, não ter pressa, ouvi-la. Teve um momento que ela contou as dificuldades de relacionamentos entre as equipes gestoras das 3 creches. Quando terminou contei a experiência que fazemos com o Dado da Paz nas escolas e que vai além da educação, pois chega um momento em que a família também começa a jogar o dado e viver as frases.             

Ao terminar ela me disse que precisava do Dado dentre das suas creches e se eu poderia levar para todas, então combinei com ela de começarmos pela equipe gestores e depois que elas vivessem chegaríamos aos professores, monitores e demais servidores. Saímos do almoço com o agendamento para a primeira reunião no dia 10.05.                                                                                                       

Nesse período de 2 semanas procurei me organizar com slides para falar do dado da paz, preparar uma pastinha com os modelos do dado da paz para que cada uma pudesse confeccionar o seu e envolver também a família, a explicação de cada frase, o Time-out, um bloquinho para escreverem as experiências, levei um dado da paz grande.                                                                                  

Na primeira reunião eram 15 entre os diretores, coordenadores, secretárias escolares, nutricionistas e a Dona das Creches Padre Cícero. Ao final da reunião que durou mais ou menos 2h30 elas saíram muito felizes e perguntando quando seria a próxima, pois estavam encantadas ao ouvir o significado de cada frase e quantas experiências concretas não só do Brasil, mas do mundo todo. Coloquei que teriam algumas semanas para elas também fazerem a experiência durante algumas semanas e depois teria outro encontro para um feedback. Senti de colocar com meu núcleo, o grupo das coordenadoras nacional do Living Peace Brasil e no grupo do Dado da Paz daqui da minha cidade, com os focolarinos responsáveis pelo nosso regional e a responsável das voluntárias pedindo a Unidade e orações, pois seria Deus e o Espírito Santo a conduzir, eu seria apenas um instrumento nas mãos Dele para levar o Ideal. No caminho senti de rezar a oração do Espírito Santo e deixar ele agir. Sai dali tão feliz em ver chegar o Dado da Paz na primeira infância e senti que não estava sozinha todos estavam ali comigo.

Segunda reunião com as Creches e Abrigo Padre Cícero

No dia 31.05.22 retornei a Creche Padre Cícero para encontrar novamente com o grupo da primeira reunião para um feedback. Senti que deveria parar para organizar esse momento com dinâmicas, atividades, momento para partilhar as experiências que fizeram e de perguntas e respostas. 

Foram 3 pessoas novas e após dizer rapidamente o que é o Living Peace e o Dado da paz fizemos uma dinâmica com barbante onde tecemos uma rede. Aproveitei um momento em que o barbante arrebentou e a pessoa teve que dar um nó para continuarmos e no final expliquei a importância de fazer parte dessa rede trabalhando em grupo e não deixar romper esse propósito de viver e divulgar a paz. Em dupla cada uma pintou a metade da gravura e escreveu atrás algo para outra pessoa que iria completar a pintura. Ao final ao receberem e ver o que escreveram as reações foram variadas entre emoção e surpresa no que leram.

Foi uma experiência linda ao vê-las conversando, trocando os lápis de cores, esperando uma terminar para usar o mesmo lápis sem pressa, querendo ajudar quem ainda não tinha terminado.   A dona da Creche ficou emocionada em ver as que mais tinham dificuldades de relacionamentos uma deu o passo de querer ajuda-la a terminar a pintura e ela disse que depois da primeira reunião aos poucos tem percebido um esforço de cada uma em querer viver as frases e as coisas acalmaram. Ao final jogamos o dado é caiu a frase “Amar a todos” e saímos com esse propósito de viver essa frase durante a semana.

Estou muito emocionada om essa experiência, porque ver esse meu desejo e sonho de levar o Dado da Paz no Mundo da Educação e começando pelas creches onde atendem a primeira infância (4 meses a 5 anos), senti uma gratidão a Deus por ser esse instrumento dele na vida de cada pessoa que trabalham ali. Sei que foi o Espírito Santo que conduziu tudo e a Unidade de todos.

Telma e Carminha / BRASÍLIA-DF

Clique aqui para ver outras experiências dos empenhados do Movimento Humanidade Nova.

Compartilhe
Veja também
Alimentar o corpo e a mente. Conheça essa história que uniu a distribuição de alimentos com a apresentação da Arte e Amar.
Enquanto Conselheiro de Saúde, ele encontrou uma oportunidade de atuar em favor da sua comunidade. Conheça essa experiência de vida.
Foram 22 anos de espera até concretizar seu sonho de abrir uma social. Hoje, a Casa de Maria é uma realidade.