No dia 24 de novembro, realizou-se a edição 2012 do Natal Solidário, promovido pelo Movimento Juvenil Pela Unidade (MJPU), na Escola de Ensino Fundamental Rui Palmeira, no Vergel do Lago, em Maceió (AL). Foi uma tarde de jogos e brincadeiras e os organizadores ressaltaram que até as crianças mais “agitadas” se integraram nos grupos.
Na última brincadeira, cada equipe foi convidada a montar um quebra-cabeça com motivos natalinos. A emoção era grande quando os grupos conseguiam completar a tarefa. Em seguida, os participantes falavam para os demais sobre o verdadeiro sentido do Natal. No fim da tarde, serviu-se um lanche e todos receberam presentes, recolhidos em uma gincana realizada por um gen 3 no colégio onde estuda.
Exemplo a seguir – A diretora da escola pública, Cida Paciência, afirma que “o exemplo dos Jovens Por Um Mundo Unido tende a ser copiado pelas crianças”. Ela conta que “as brincadeiras na escola estão se tornando cada vez mais construtivas; antes, havia muita violência na hora do intervalo; hoje, já se percebe uma mudança significativa na maneira de brincar, de tratar o colega”.
De acordo com o MJPU em Alagoas, o objetivo principal do Natal Solidário era levar um pouco de alegria e esperança às crianças daquela escola. Os organizaram contam que algumas delas reconheceram logo os jovens que já participaram de outros momentos na escola, este ano, como a “tarde da família”, e do Natal Solidário de 2011.
A tarde natalina na Escola Rui Palmeira foi preparada em conjunto por integrantes de todos os setores do Movimento dos Focolares: voluntários, famílias novas, gen 2, gen3, focolarinos.
*Com a colaboração de Marilane Maria (15 anos), Matheus Giordani (10 anos) e Mikael da Silva (08 anos), na edição do texto.
[nggallery id=61]