Natal Solidário reúne representantes do Movimento dos Focolares e da Universidade Federal de Alagoas no Assentamento Zumbi dos Palmares. A confraternização encerrou um ano rico em desafios, provocados pelas enchentes, e iniciativas de solidariedade e protagonismo social na comunidade que fica no município de Branquinha, na Zona da Mata do Estado.
Em um clima de família, foi realizado o Natal Solidário no município de Branquinha (AL), em 10 de dezembro de 2011, entre os membros do assentamento Assentamento Zumbi dos Palmares, do Movimento dos Focolares e os bolsistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pela manhã, o grupo participou de uma oficina para traçar as diretrizes para a geração de trabalho e renda para a comunidade em 2012. O planejamento teve a facilitação do Instituto Mundo Unido, organização não governamental criada com o objetivo de apoiar iniciativas em favor da inclusão socioeconômica das populações desassistidas com vistas à fraternidade universal.
Em paralelo à oficina, o Movimento Jovens por um Mundo Unido, setor juvenil dos Focolares, promoveu uma atividade com 64 crianças em torno do tema A Arte de Amar, todo traduzido em gestos concretos: dinâmicas de grupo, canções, práticas de higiene oral e educação ambiental, como o recolhimento do lixo da área comum do assentamento. A programação infantil culminou com a distribuição de kits de higiene. Em seguida, todos os presentes se reuniram em torno de um almoço festivo e, no encerramento do dia, escutaram uma mensagem na qual Chiara Lubich, fundadora dos Focolares, explicando o sentido do Natal.
Antecedentes – Há mais de 8 anos, o Movimento dos Focolares desenvolve o projeto Economia de Comunhão e sustentabilidade no assentamento Zumbi dos Palmares. Vale destacar os antecedentes de amor recíproco para o êxito da festa de natal: o almoço, por exemplo, foi custeado com uma comunhão de bens e preparado pelas Voluntárias do Movimento dos Focolares. Além disso, chegaram muitas cestas básicas, panetones, kits de higiene e brindes para sorteio na comunidade, conta uma das protagonistas do projeto, a pesquisadora da Ufal Cristina Gameleira.
Dezessete representantes do Movimento dos Focolares (jovens e adultos), três bolsistas da Ufal e 25 membros da comunidade local se mobilizaram em torno da confraternização. A oficina de planejamento foi conduzida pela presidente do Instituto Mundo Unido, Irene da Silva. Para 2012, os assentados de Zumbi dos Palmares planejam uma exposição itinerante dos produtos artesanais, feitos em fibra da bananeira, ali em Branquinha.