SITE OFICIAL BRASILEIRO

No ritmo da unidade: ações da juventude do Focolare do Centro Oeste

“A coragem de juntos abraçar o mundo” foi o tema da Mariápolis do Focolare do Centro Oeste de 2021 e da primeira live da Banda Badano, formada por jovens do Movimento dos Focolares de Brasília. Apesar da pandemia e das inúmeras dificuldades, eles conseguiram levar música, espalhar ideias de amor e relembrar os encontros presenciais de forma online. 

Banda Badano. Créditos: Banda Badano.

Mais de 200 pessoas assistiram ao vivo o show que aconteceu no canal do YouTube da banda, no final de novembro do ano passado. Não somente a comunidade do Focolare do Centro Oeste curtiu esse momento: vários membros dos focolares na Europa e dos grupos musicais do GenVerde, GenRosso e Mosaico enviaram recados especiais.

Segundo a comunidade, foi um momento de muita unidade e diversão para toda a família, muitos dançaram, cantaram e compartilharam nos comentários suas recordações dos encontros presenciais. 

Você pode assistir agora a live:

Momento com a igreja

No mesmo mês, os jovens de Brasília participaram do momento de adoração na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Taguatinga Sul, que contou com a presença de mais de 40 pessoas e foi conduzida por jovens que participam dos Focolares. Foi uma experiência de encontro do ideal de Chiara Lubich com a igreja católica. 

O tema da adoração foi “A vontade de Deus em nossas vidas”, arco bastante dialogável com os escritos da fundadora do movimento, como essas palavras, separadas pelos jovens para o momento:

«Olhe para o Sol e os seus raios. O Sol é símbolo da vontade divina, que é o próprio Deus. Os raios são essa divina vontade para cada um. Caminhe para o Sol na luz do seu raio, diferente e distinto de todos os outros….O raio de Geppina não é aquele de Maria, aquele de Maria não é aquele de Francesco, aquele de Francesco não é aquele de Giovanna. Cada um possui o seu raio. ‘Caminhe para o Sol na luz do seu raio, diferente e distinto de todos os outros, e realize o maravilhoso, particular desígnio que Deus tem para você’. E para onde vão todos os raios? Todos convergem para o sol. E Chiara ainda acrescenta: Quanto mais os raios se aproximam do sol, mas se aproximam entre si. Partes divergentes e convergem no sol, se aproximam entre si.”

Ao final, um rosa foi entregue para cada participante como símbolo da representação da vida a ser entregue. 

E você, tem alguma experiência para compartilhar conosco?

Enviei para noticias@focolare.org.br

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.