Na semana de 14 de março de 2012, que marcou o 4º ano do falecimento de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, a região Nordeste do Brasil uniu-se a milhares de pontos no planeta para as homenagens.
Estima-se que em torno de 2.650 pessoas participaram dos eventos no Nordeste, que foram ocasiões para celebrar a atualidade do exemplo de Chiara Lubich, além de reafirmar o compromisso do Movimento dos Focolares com a construção do Mundo Unido, o Mundo-Família que sua fundadora pregou: “Se tivesse de deixar esta terra hoje e me fosse solicitada uma palavra, como última palavra que afirma nosso Ideal, diria a vocês: Sejam uma família”, pediu Chiara, pouco antes de falecer.
Pronunciamento – Em sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (PB), o vereador Raoni Mendes (PDT-PB), em discurso, destacou a importância da fundadora do movimento dos Focolares: Chiara contribuiu para a paz e a fraternidade por meio do diálogo entre as religiões e também com as pessoas de convicção não religiosas. Além desse aspecto, demonstrou sua preocupação com a sociedade quando apresentou ao Brasil a Economia da Comunhão, considerada uma bomba, pois trazia uma novidade: a pessoa com necessidade no centro da economia; uma resposta as desigualdade sociais em nosso país e no mundo, disse Raoni.
Durante sua fala, o vereador recordou a criação do Movimento Político pela Unidade MPPU, por meio do qual Chiara disseminou uma nova prática política: a unidade ao redor de valores fundamentais, compartilhados independente das posições partidárias. Raoni Mendes frisou o maior ensinamento que Chiara Lubich deixou para a sociedade: Somos chamados a nos tornarmos santos conforme o cor
ação de Deus; daquele Deus que nos ama um a um, com um amor imenso, e que sonhou e planejou para nós um caminho obrigatório a ser seguido, com um objetivo preciso a ser alcançado, finalizou.
Praça e outras homenagens – Exatamente no dia 14 de março, o município de Itabaiana (SE) inaugurou uma praça com o nome da fundadora dos Focolares. A festa contou com a apresentação da orquestra sinfônica local, danças folclóricas e um solo de balé clássico. Outros destaques da programação foram a inauguração da estátua e a exibição de um breve perfil de Chiara em vídeo. A Praça Chiara Lubich localiza-se em um loteamento de Itabaiana e é uma iniciativa privada, que segue parâmetros da legislação municipal. Na ocasião, estavam presentes o
prefeito Luciano Bispo (PMDB-SE) e a Deputada Estadual Maria Mendonça (PSB-SE).
Em todas as capitais nordestinas, as comunidades do Movimento dos Focolares celebraram missas para recordar Chiara. Em Fortaleza (CE), em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), as celebrações foram presididas pelos arcebispos Dom José Antonio Tosi, Dom Jaime Vieira Rocha e Dom Aldo Pa
gotto, respectivamente. Em Natal, Dom Jaime recordou a presença dessa espiritualidade da comunhão e do amor na sua vida desde sacerdote.
Em João Pessoa, a celebração solene reuniu 300 pessoas na Igreja de Santa Júlia e teve como cocelebrantes o Monsenhor Virgílio de Almeida e o Padre José Edson. Dom Aldo leu pensamentos sobre a cruz escritos por Chiara, e a comparou a Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja. Os Membros dos Movimentos: Janaina Costa (Comunidade Beirit), Nadja Siqueira de Brito (Casais com Cristo) e Artur (Fazenda da Esperança) sublinharam a importância de Chiara para eles e contaram suas experiências com o Ideal da Unidade.
Além da comunidade dos Focolares e convidados, estavam presentes os vereadores Geraldo Amorim (PDT-PB) e Raoni Mendes (PDT-PB), que havia feito o pronunciamento na Câmara Municipal pouco antes.
Diversas cidades do interior também celebraram missas em ação de graças pela vida de Chiara, entre elas: Arapiraca, Craíbas e Palmeira dos Índios (AL); Caruaru, Alagoinhas e Arcoverde (PE). Dom Dulcênio Fontes de Matos presidiu a celebração em Palmeira dos Índios e destacou a fidelidade de Chiara ao Evangelho. Em homenagem póstuma, a Câmara dos Vereadores de Igarassu (PE) conferiu à fundadora do Movimento dos Focolares um diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.
Justamente em Igarassu fica a Mariápolis Santa Maria, centro de formação dos Focolares para o Nordeste. Ali, depois da missa, seguiu-se uma hora de programação com depoimentos e coreografias preparadas pelos jovens e adolescentes. O mesmo ocorreu em Arapiraca, Palmeira dos Índios e em Maceió, esta última com a participação de cerca de 180 pessoas, a quem o celebrante recordou o testemunho que Chiara deu à humanidade, ressaltando a sua Alma-Igreja e o amor apaixonado que ela tinha pelo Evangelho.
No Recife, a missa em memória de Chiara Lubich seguiu-se de um coquetel com a participação de políticos, integrantes de movimentos eclesiais, representantes de outras igrejas cristãs e muitos jovens.
Os estados de Sergipe e Bahia realizaram sete jornadas nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Euclides da Cunha (BA) e Aracaju, Neópolis, Poço e Itabaiana (SE). As jornadas enfocaram a juventude e os efeitos que a Espiritualidade da Unidade produz nas pessoas e nas comunidades.