SITE OFICIAL BRASILEIRO

O diálogo como estilo de vida

Assembleia do Conselho Ecumênico de Igrejas

De 31 de agosto a 8 de setembro se realizará a 11ª Assembleia do Conselho Ecumênico de Igrejas (CEC), em Karlsruhe, na Alemanha. A contribuição do Movimentos dos Focolares, ligado ao CEC por uma longa história de amizade e colaboração.

Em um mundo dilacerado por conflitos, afligido por uma pandemia que acentuou desigualdades, marcado por uma crise climática sem precedentes, caracterizado por progressos científicos e tecnológicos que, muitas vezes, criam disparidades entre pessoas e áreas do mundo, tem sentido ainda falar de unidade? E qual a contribuição dos cristãos para realizá-la?

Esta será a reflexão central dos trabalhos da 11ª Assembleia do Conselho Ecumênico de Igrejas (CEC) que acontecerá de 31 de agosto a 7 de setembro em Karlsruhe, na Alemanha. A Assembleia, que constitui o governo do Conselho Ecumênico de Igrejas, reúne-se normalmente a cada oito anos. Atualmente fazem parte do CEC 350 Igrejas, em 110 países, e representam cerca de 500 milhões de cristãos. Da edição deste ano participarão cerca de 4000 pessoas, do mundo inteiro.

Para os cristãos, a unidade é a realização da oração de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21). Uma invocação que nos certifica que “o amor de Cristo move o mundo à reconciliação e à unidade”, como expresso no título do evento. Os trabalhos da Assembleia iniciarão precisamente com as reflexões sobre grandes desafios do planeta, que revelam vulnerabilidades, rompimentos e injustiças étnicas, econômicas e sociais. Mas que também evidenciam a interdependência entra os indivíduos e os povos, a responsabilidade que temos uns para com os outros num mundo no qual ninguém se pode salvar sozinho. As Igrejas cristãs, juntas, reúnem-se em Assembleia para um momento de oração e celebração, mas também de reflexão e ação. Uma oportunidade para aprofundar seu compromisso pelo diálogo, a unidade visível, o testemunho comum.

Ao lado da programação dirigida aos delegados oficiais das várias Igrejas, haverá cerca de 100 workshops e estandes oferecidos ao público das Igrejas, Comunidades e Instituições. Entre estes inclusive o do Movimento dos Focolares, inspirado na experiência de diálogo que é sua característica. A equipe do Centro “Uno”, secretaria internacional para o ecumenismo do Movimento, com representantes provenientes da Alemanha, Suíça, Irlanda e Romênia, estará presente com um estande durante toda a Assembleia. No dia 5 de setembro, às 17 horas, realizará um workshop intitulado “O diálogo como estilo de vida: metodologia e prática”, no qual será proposto aos participantes uma experiência de diálogo entre cristãos de diferentes Igrejas e entre cristãos e muçulmanos. Um diálogo no máximo respeito da identidade de cada um, dando prioridade ao encontro entre teoria e vida.

O CEC foi fundado em 23 de agosto de 1948, em Amsterdã, estavam presentes 147 Igrejas. O diálogo como caminho e como característica de uma vida cristã autêntica é seu principal objetivo. O Movimento dos Focolares está ligado ao CEC por uma longa história de amizade e colaboração, desde a primeira visita de Chiara Lubich, em 1967, convidada pelo teólogo reformado Lukas Vischer. Durante sua terceira visita, em 2002, Chiara Lubich visitou também o Instituto Ecumênico de Bossey, do CEC. Era diretor, então, o Rev. Dr. Ioan Sauca, que recordou, em várias ocasiões, a importância que aquele encontro com Chiara Lubich tivera para o Instituto e como tivesse ajudado a esclarecer o problema da relação entre identidade e unidade.

Anna Lisa Innocenti

Fonte: Focolares internacional.

Compartilhe
Veja também
O Dia Mundial de Oração, 1º de março, em Bento Gonçalves (RS), foi comemorado através de uma celebração ecumênica organizada pelo Grupo de Ecumenismo da cidade. 
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.