Mais de 1.000 assinaturas foram recolhidas entre os 1.200 jovens provenientes dos estados de Sergipe e Bahia que se reuniram no, domingo, dia 2 de setembro, na cidade de Neópolis (SE). E elas vão endossar o projeto mundial United World, lançado pelo GENFEST 2012, em Budapeste, na Hungria. O abaixo assinado planetário propõe a criação de um Observatório da Fraternidade Universal, que ponha em evidência iniciativas nessa direção, e inclua a Semana do Mundo Unido no calendário oficial da ONU (Organização das Nações Unidas).
Este foi um dos frutos do evento local carinhosamente apelidado de NEOFEST. Outro, muito significativo: a “celebração da juventude” ocorreu em um campo de futebol, mas atingiu toda a cidade, com um porta a porta no qual os jovens falaram aos cidadãos de Neópolis sobre o que vivenciaram e aprenderam durante aquele dia. Eles foram divididos em grupos de 15 jovens, cada, para uma caminhada pelos bairros, com paradas de casa em casa, onde foram recebidos com emoção e hospitalidade.
De lembrança, para as famílias visitadas, deixaram um marca página com tópicos do tema principal da programação, A Arte de Amar, resumidos na “Regra de Ouro”, presente em todas as culturas: Faça ao próximo somente o que gostaria que lhe façam! Milena Caroline, uma das participantes, sintetizou a impressão de muitos sobre aquela experiência, ao afirmar: “O dia foi incrível: não sabia que poderia amar assim tão concretamente; posso dizer com toda a certeza que o Genfest me ensinou a amar”.
Marca na história – Para ela, aquela multidão de jovens e os cidadãos de Neópolis, o NEOFEST deixou sua marca. Registrou na história da cidade os pontos explicados, no início do dia, e ilustrados com experiências contadas por sete jovens: os seis pontos da “Arte de Amar”, propostos por Chiara Lubich (1922-2008). Vale recordar: 1- Amar a todos; 2- Reconhecer a presença de Deus em todos; 3- Amar como a si mesmo; 4 – Usar a tática do apóstolo Paulo: “Fazer-se Um” com todos (chorar com quem chora e alegrar-se com quem se alegra); 5- Amar por primeiro (não pretender nada dos outros); 6- Amar o inimigo (talvez a maior novidade do Evangelho…).
Essas “notas” deram o tom para aquele domingo, embalado pela banda musical formada por alguns jovens de Sergipe. Eram integrantes do Movimento Gen (Geração Nova, expressão juvenil do Movimento dos Focolares), com o reforço de dois jovens profissionais que decidiram se somar ao grupo, para animar o evento. Nas últimas horas, o evento contou com a animação do frevo da orquestra Zé Pereira, tradicional da região. Segundo o serviço de segurança, não houve incidente durante a festa. Para os organizadores, mais uma prova de que é possível se divertir em clima de PAZ e harmonia.
Apelos universais – Foi esse também um dos recados deixados pelo bispo Dom Mário Rino na missa celebrada ainda na primeira parte da programação. O bispo alertou aos jovens que “os nordestinos dizem: ‘macho que é macho não leva desaforo para casa’, enquanto que Jesus nos fala: ‘ama o teu inimigo, e reza por aqueles que te fazem mal’”. Durante a tarde, outra mensagem de peso, retransmitida da Hungria para o mundo, pela Presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce, Emmaus que fez um convite à juventude: “Mirar alto!”, “Construir pontes no cotidiano” e “Preservar as pontes construídas”.
Já era noite quando os fogos sinalizaram o término do porta a porta e os últimos instantes do NEOFEST. Os jovens se reencontraram na Praça Matriz e, de lá, no ritmo do carnaval (uma das atrações de Neópolis), voltaram para o estádio. Durante todo o dia, cada cidade presente havia se identificado por um “grito de paz”. No fim, todas uniram em um só grito: “Vamos Construir Pontes!”.
Para concluir o NEOFEST, voluntariamente, jovens de diferentes cidades, como Milena, subiram ao palco para falar sobre o efeito “extraordinário” que aquele dia provocou em cada um.
[nggallery id=45]
Mais fotos em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=338990762860464&set=a.338990112860529.79109.325323387560535&type=1&permPage=1
(Com a colaboração Gustavo Caio Nunes, Sandra Regina Maia e Myrian Moraes)