SITE OFICIAL BRASILEIRO

“O que falta a ti, é a mim que falta”

No início desse período de quarentena, Emmaus enviou uma carta ao membros do Movimento dos Focolares e ressaltou que o Mundo será Unido através do nosso exemplo.

A comunidade de Sorocaba, dentre muitas outras, respondeu a esse apelo com prontidão. Inspirados pelo desejo de Chiara Lubich “Sejam uma Família” não se esqueceram de ninguém em tempos tão desafiadores.

Para descobrir as necessidades da comunidade local, algumas pessoas se juntaram em um grupo de Wahstapp chamado “Anjos da Guarda” e abriram uma conta para o depósito das doações.

Desde então teve início uma corrente de solidariedade.

Um primeiro grupo de famílias assistido foi de cerca de 20 pessoas que vivem às margens de um córrego da cidade, em barracos improvisados, e que há algum tempo já contam com a assistência da comunidade dos Focolares. E também ali a fraternidade criou suas raízes: “Nesses dias de pandemia, uma assistida chegou para doar parte do arroz que ganhou na cesta básica, pois era muita quantidade para sua família”, nos escreveu a comunidade de Sorocaba.

E a rede de solidariedade continuou: algumas pessoas que sabem costurar fizeram edredons e roupinhas para um bebê que nasceu muito pequeno e abaixo do peso ideal; outros doaram fraldas; outros se prontificaram em transportar uma doação de cama de casal; teve também quem doou uma lata de complemento alimentar, para a mãe que se encontrava bem debilitada após dar à luz; teve também quem comprou mantinhas na promoção e pediu doações aos demais para que essas famílias pudessem enfrentar a frente fria; e ainda doações de berço, de retalhos de moletom para confeccionar edredons, de caixa de biscoitos recheados e até abacates!

Um conjunto de panelas, doados para o Bazar da Pechincha, suspenso com a pendemia, foi doado para cinco famílias de haitianos que moram juntos. Numa troca generosa, uma das voluntárias dos Focolares, doou suas panelas maiores e ficou com as menores para que tivessem mais serventia às famílias numerosas.

“O que nos deixa feliz é crescermos nesse olhar ao nosso redor, saindo de nós mesmos e fazendo esta experiência de irmãos que têm o Mundo como uma grande casa e saber que estamos conseguindo devido o desejo de ter Jesus vivo e crescente entre nós, para poder proporcionar além de algumas necessidades materiais, o Amor de Deus por nós e para o nosso próximo. ‘O que falta a ti, é a mim que falta’!”, finalizaram.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.