SITE OFICIAL BRASILEIRO

“O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo?” (Sl 27[26],1) | Palavra de Vida Dezembro 2020

Alba, jovem mãe brasileira, escreve: Pouco depois do nascimento de Mariana, os médicos lhe diagnosticaram uma lesão cerebral. Não conseguiria falar nem caminhar. Sentimos que Deus nos pedia que a amássemos assim, e nos lançamos em seus braços de Pai. Ela viveu conosco durante quatro anos e deixou para todos nós uma mensagem de amor. Nunca ouvimos de sua boca as palavras “papai” e “mamãe”. Mas, no seu silêncio, falava com os olhos, que tinham uma luz resplandecente. Não pudemos ensiná-la a dar os primeiros passos, mas ela nos ensinou a dar os primeiros passos no amor, na renúncia a nós mesmos para amar. Mariana foi para toda a família um dom do amor de Deus, que poderíamos resumir numa única frase: o amor não se explica com palavras.

É o que acontece também hoje a cada um de nós: diante da impossibilidade de governar toda a nossa existência, necessitamos de luz, ainda que seja um lampejo, que mostre uma saída, os passos a serem dados hoje, rumo à salvação, a uma vida nova.

“O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo?”

A escuridão da dor, do medo, da dúvida, da solidão, das circunstâncias “inimigas” que frustram os nossos sonhos é uma experiência que se vivencia em todo ponto da terra e em toda época da história humana, como testemunha essa antiga oração contida no Livro dos Salmos.

O autor é provavelmente uma pessoa acusada injustamente, abandonada por todos, à espera de julgamento. Encontra-se na incerteza de um destino ameaçador, mas se entrega a Deus. Sabe que Ele não abandonou o seu povo na provação, conhece a sua ação libertadora; por isso encontrará Nele a luz e receberá abrigo seguro e inatacável.

Justamente na consciência da sua fragilidade, ele se confidencia com Deus, acolhe a Sua presença na própria vida e espera confiante a vitória definitiva nas trilhas imprevisíveis do Seu amor.

“O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo?”

É esse o momento oportuno para reacender a nossa confiança no amor do Pai, que deseja a felicidade dos seus filhos. Ele está pronto a assumir as nossas preocupações1, de modo que não nos fechemos em nós mesmos, mas estejamos livres para compartilhar a nossa luz e a nossa esperança.

A Palavra de Vida, como escreve Chiara Lubich, nos orienta no caminho das trevas para a luz, do eu para o nós: É um convite a reavivar a fé: Deus existe e me ama. (…) Encontro uma pessoa? Devo acreditar que, por meio dela, Deus tem algo a me dizer. Estou me dedicando a um trabalho? Naquele momento continuo a crer no Seu amor. Aparece um sofrimento: acredito que Deus me ama. Aparece uma alegria? Deus me ama. Ele está comigo aqui, está sempre comigo, sabe tudo de mim e partilha cada pensamento meu, cada alegria, cada desejo; divide comigo toda preocupação, toda provação da minha vida. Como podemos reavivar esta certeza? (…) Procurando-o entre nós. Jesus prometeu estar lá onde dois ou mais estiverem unidos em seu nome2. Então, na atitude de amor mútuo que o Evangelho ensina, encontremo-nos com aqueles que vivem a Palavra de Vida, partilhemos as experiências e sentiremos os frutos desta sua presença: alegria, paz, luz, coragem. Ele permanecerá junto a cada um de nós e o sentiremos continuamente perto e atuante na nossa vida de cada dia.3

1) Cf. 1Pd 5,7.

2) Cf. Mt 18,20.

3) LUBICH, Chiara, Não estamos sós, Palavra de Vida, julho de 2006

Compartilhe
Veja também
Confira a Palavra de Vida março 2024 nos formatos texto, podcast, vídeo e baixe agora o PDF.
Confira a Palavra de Vida fevereiro 2024 nos formatos texto, podcast, vídeo e baixe agora o PDF.