As Olimpíadas do Movimento Juvenil pela Unidade (MJpU), realizadas no Sul do Brasil desde 2004, chegaram à sua sétima edição em 2011, nos dias 13, 14 e 15 de novembro.
O evento foi realizado em Caxias do Sul, com a participação de 150 atletas provenientes de diversas cidades do Rio Grande do Sul. As Olimpíadas são destinadas a adolescentes de 10 a 17 anos e têm como objetivo promover a cultura da paz a partir da vivência dos valores como a não-violência, a amizade e o fair play. A organização dos jogos conta com a parceria estabelecida desde 2006, com estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob orientação da profª. Maria Terezinha Mandelli Grasselli.
As Olímpiadas são um espaço de fraternidade no qual, por meio do esporte, esses adolescentes querem difundir o grande ideal que está por detrás de todas as ações que realizam: construir um mundo unido.
A abertura oficial das Olimpíadas foi feita pelo professor Rossano Dal Molin, representando o reitor da UCS, ao lado do Secretário de Esporte e Lazer, Felipe Gremelmaier, e do Secretário da Educação do município Edson da Rosa. Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul, também prestigiou a abertura do evento, que contou também com a presença de Yonel Ricardo de Souza, representando autoridades militares. O Secretário da Educação, Edson da Rosa, salientou que a proposta pedagógica das Olimpíadas do MJpU merece ser difundida no município e nos meios de comunicação social para mostrar a potencialidade dos jovens na construção da paz e não violência. A professora Terezinha Grasselli ressaltou que o espírito esportivo de cooperação acima da competição chama a atenção para a necessidade de o espaço acadêmico voltar-se à dimensão colaborativa do esporte, e formar seus alunos para esta nova ótica.
Segundo os organizadores as regras dos nossos jogos não servem apenas para organizar as partidas, mas para ajudar todos a competir com paz, para construir um relacionamento de amizade com os atletas do próprio time e com os adversários.
As regras dos jogos:
* Que o esporte seja um meio para amar a todos;
* Que cada jogo ou competição sirva para construir a paz;
* Alegrar-se com a vitória da outra equipe como se fosse a nossa;
* Aprender a ganhar e a perder: não se preocupar com os pontos, porque errar é humano;
* Respeitar as regras, ser honesto consigo mesmo e com os outros. Não excluir ninguém, amando sempre por primeiro;
* Concentrar-se na competição e viver bem o momento presente.
Ao anunciarem as regras, no início das competições, os jovens da equipe do MJpU do sul do Brasil Ana Carolina Bettiati e Carlos Fraga ressaltaram: jogando com empenho, sem rivalidade e sem violência, podemos construir amizades verdadeiras. E é isso que queremos fazer nestes dias. Além disso, sabemos que o esporte pode nos ajudar a crescer, principalmente como pessoas, porque o esporte é uma oportunidade para estarmos juntos, para sairmos do nosso individualismo e para nos conhecermos reciprocamente.
As modalidades praticadas foram nas Olimpíadas foram Futebol, Vôlei, Basquete (meninos) e Handebol (meninas), Maratona, Atletismo com Salto à Distância e Revezamento 4x100m, e Natação.
Mais informações: http://olimpiadas.teens4unity.com/2011/index.php
Fotos: https://picasaweb.google.com/116514007869468243738/Olimpiadas2011