SITE OFICIAL BRASILEIRO

Ousadia e humildade marcam primeira semana de encontro dos responsáveis | Relatório nº2

encontro dos responsáveis

Castel Gandolfo, 17 de setembro de 2022

Relatório n.2

Sobre o anual encontro dos responsáveis de região e do Conselho Geral do Movimento dos Focolares, Departamento de Comunicação do Movimento dos Focolares. Uma saudação a todos no final da primeira semana de encontro anual dos delegados do Movimento dos Focolares.


O tema sobre a vida interior e a oração, tratado no retiro, abriu caminho para intensos dias de trabalho, cadenciados por meditações coordenadas pelos próprios delegados. Citamos uma passagem de Chiara no Genfest 1990, lida ontem por Catherine Burke e Andreas Amman, delegados da Europa Ocidental, que representa e introduz os temas tratados nesses dias:

O que Jesus nos diria se voltasse à Terra e visse todas essas coisas desastrosas como a fome, a guerra, a violência… Ele nos diria: “Eu lhes disse para se amarem. Vocês não me escutaram e vejam as consequências.


Ousadia e humildade: estas são as melhores palavras que definem a atitude com que os participantes do encontro dos responsáveis abordaram os assuntos desses dias. Joachim Schwind, conselheiro para o aspecto Unidade e Meios de comunicação, resumiu-os da seguinte forma:

“Abordamos o tema da liderança que se vive no Movimento e percebemos que uma profunda transformação está acontecendo, porque é necessária. Estamos passando de um estilo hierárquico-piramidal para um estilo comunitário-sinodal. Aprofundamos as indicações da Igreja Católica sobre a necessidade de fazer uma clara distinção entre a esfera de governo e a esfera da consciência. Refletimos sobre a oportunidade e a necessidade do acompanhamento espiritual qualificado para focolarinos e membros que o solicitam. Focamos no vasto campo do abuso espiritual. A seguir, aprofundamos o sofrimento abissal causado pela violência sexual por mãos de pessoas próximas a nós ou por quem fomos formados.”

Reunião durante o encontro dos responsáveis.
Equipe Zona América. Créditos: Departamento de Comunicação.

Ousadia, portanto, encarar as situações que causam enorme sofrimento e humildade para nos concientizarmos de que precisamos nos formar e também saber que no final dessas semanas não teremos todas as soluções. Aqui, em Castel Gandolfo, se está percorrendo um caminho, abriu-se um processo, como o Papa Francisco gosta de dizer, onde – alguém disse – “mesmo sem perceber, cada um, pessoalmente e como um corpo, está avançando e enfrentando assuntos importantes: diante de cada assunto estamos adquirindo conhecimento, ampliando compreensões, estamos nos fazendo antigas e novas perguntas, reconhecendo dores, erros e avaliando práticas que funcionaram ou que, em vez disso, devem ser corrigidas”.

Reunião em grupos durante o encontro dos responsáveis.
Encontro em grupos. Créditos: Departamento de Comunicação.

Para os dirigentes do Movimento dos Focolares esses foram dias de formação para todos os efeitos; um dever, devido ao compromisso assumido não apenas a partir da assembleia Geral de 2021. Na verdade, mais recentemente, essa é uma resposta às recomendações expressas pelo Relatório consultivo do GCPS. Essa formação teve a contribuição de vários especialistas. Mencionamos apenas alguns, como Anna Katharina Fuchs, psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma); Lucas Cerviño, teólogo focolarino; Irmã Tiziana Longhitano, docente da Antropologia Teológica e Teologia Trinitária na Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma); Anne e George Le Coq, psicólogos, com especializações em pedagogia e aconselhamento para o tribunal eclesiástico, são focolarinos casados da Bélgica; Beatrice Sanze, médica e voluntária em Abidjan, na Costa do Marfim; Bert Sampson, psicólogo e focolarino filipino; Maria Ricci, conselheira do aspecto Sabedoria e Estudo no Centro das Focolarinas; Billy Orlandi e Michele Lauriola, focolarinos, especializados em acompanhamento espiritual.

Falas ao longo do encontro dos responsáveis.
Maria Ricci e Billy Orlandi

Na segunda-feira, 12 de setembro, Margaret e Jesús encontraram as regiões das Américas: Norte, Central e Sul. Os delegados definiram esse momento como “simples e muito franco”. Três horas em que olharam para as comunidades espalhadas por todo o continente na sua grande variedade cultural e social. Veio em evidência ali a interculturalidade: em muitos países há membros do
Movimento pertencentes aos povos autóctones. A presidente e o copresidente os incentivaram a realizar projetos que valorizem a contribuição e a grande riqueza desses povos.


Em seguida, na quarta-feira à tarde, uma agradável viagem ao centro de Roma para visitar o “Focolare Meeting Point”. É uma estrutura a serviço daqueles que chegam na capital italiana para estudar, trabalhar, para uma peregrinação, e desejam entrar em contato com o Movimento. Inclui uma construção do ano de 1600 com a igreja de Nossa Senhora do Carmo e vários ambientes. É muito central, pois fica a poucos passos do Coliseu. Lá reside um focolare sacerdotal e uma equipe de pessoas do Movimento se ocupa diariamente daqueles que por ali passam. Após a visita o dia terminou com uma merecida pizza e sorvete.


Concluímos este aggiornamento com algumas palavras de Dom Brendan Leahy, moderador do setor dos Bispos amigos do Movimento, que resumem bem a experiência desses dias:


“O Movimento passou agora para outras mãos. Há uma mudança geracional e Chiara agora está olhando para nós do céu, acredito, com alegria. Aqui encontrei unidade. Temos uma grande herança
e serão necessários séculos para aprofundá-la. Porém, este é o começo, porque temos [só] 80 anos
de experiências positivas e negativas.”


Concluímos com um agradecimento de Margaret e de todos os participantes deste encontro pelas numerosas mensagens e porque sentem a “presença” de vocês, que os acompanha e encoraja. Voltaremos daqui a alguns dias, para o aggiornamento final.

Celebração.
Créditos: Departamento de Comunicação.


Se você quiser enviar mensagens, comentários ou impressões sobre o encontro dos responsáveis, você pode fazê-lo para o WhatsApp: +39 349 58 45 065

Confira o Relatório n.1 do encontro dos responsáveis.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.