Maria Teresa e Ruggero Badano, pais da beata Chiara Luce, jovem italiana do Movimento dos Focolares que faleceu aos 18 anos em 1990 devido a um câncer, enviaram uma carta ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na qual agradecem a escolha da filha, beatificada por Bento XVI em setembro de 2010, como intercessora da próxima Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
No texto enviado ao arcebispo do Rio, Maria Teresa e Ruggero Badano revelam a alegria de sua filha ter sido escolhida entre os intercessores da JMJ Rio2013. “Somos gratos pela decisão”, escreveram na carta.
“Acreditamos que, de alguma fora, Chiara vai operar para proteger e sustentar a multidão de jovens que virão ao Rio em julho”, diz a carta. “Essa escolha nos alegra, não por orgulho familiar, mas esperamos que poderá contribuir para tantos jovens darem um sentido mais completo a suas vidas.
“A Chiara saberá inspirar jovens de sua idade. Ela sempre repetia: ‘Temos apenas uma vida  e vale a pena gastá-la bem’. Estamos em comunhão nestas etapas preparatórias para a JMJ Rio2013”. Eles afirmam, ainda na carta, que esperam estar no Rio durante a JMJ”.