A Associação Civitas do Brasil e a Fundação Cláritas da Argentina anunciam uma parceria para a expansão das atividades da Escola Latino-Americana de Empreendedores Sociais. As duas organizações vão unir esforços para a realização de cursos virtuais bilíngues (em espanhol e português) sobre Política e Cidadania, Economia Social e Solidária e Gestão Social.
A Escola de Empreendedores Sociais, da Fundação Cláritas, atende à formação de membros de ONGs e empreendedores que trabalham em setores sociais, a fim de fortalecê-los e fornecer as competências necessárias para prestar um serviço mais eficaz e eficiente na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Os cursos são voltados a integrantes de Organizações da Sociedade Civil de todo o país, interessados em adquirir conhecimento e ferramentas para mobilizar a sociedade em vista de uma mais efetiva e eficaz participação cidadã. Não é preciso diploma de curso superior para cursar a Escola, basta um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de navegação.
O primeiro curso bilíngue será de Participação Cidadã, com início previsto para 22 de abril.
A Fundação Cláritas nasceu em 2003, em meio à crise econômica enfrentada pela Argentina, manifestação de um problema profundo e estrutural, que acompanhou a América Latina ao longo da sua história e hoje se estende por todo seu território. A profunda divisão e fragmentação dos latino-americanos, causada por velhos e novos problemas de desigualdade, injustiça e exclusão, aponta os enormes obstáculos para a construção de projetos conjuntos de convivência, que orientem os esforços de todos em busca da realização de sociedades mais justas e fraternas. Por isso, mais do que respostas imediatas, a Cláritas percebeu que deveria buscar a reconstrução do sentido de bem comum. A partir disso surge a missão de formar agentes no campo político, econômico e social que compartilhem dessa visão e sejam portadores de uma cultura de mudança em prol de uma sociedade coesa. A estratégia: promover, como base da formação, uma ética de fraternidade, que não se limite unicamente a deixar de praticar atos ilícitos.

Desde 2007, a Associação Civitas tem implantado em diversas regiões do Brasil as Escolas de Formação Cultural, Social e de Cidadania para Jovens, com o objetivo de formar cidadãos com as competências necessárias para realizar projetos para o bem comum e ajudar a transformar as cidades em que vivem. Com uma metodologia inovadora que utiliza várias ferramentas de aprendizagem, as Escolas Civitas já formaram mais de 200 jovens entre 16 e 29 anos em dez estados do Brasil. No Brasil, a Civitas é ligada ao Movimento Político Pela Unidade (MPPU), que se apresenta formalmente em 13 países na América, Ásia e Europa, oferecendo sua colaboração em questões sociopolíticas nos âmbitos local, regional e global.

Informações para a imprensa:
www.claritas.org
 
Carla Lizzano (Argentina)
prensa@claritas.org
+54 11 4314 1015
 
Ana Carolina Wolfe (Brasil)
awolfe@claritas.org
+55 11 97952 5056