SITE OFICIAL BRASILEIRO

Pessoas novas para um mundo novo

 “Pessoas novas para um mundo novo”. Esse foi o tema do Congresso que reuniu 130 pessoas no Centro Mariápolis Maria de Loreto, em Manaus, nos dias 3 e 4 de março, destinado a pessoas que queriam conhecer ou aprofundar o Carisma da Unidade. Representantes de Manaus, vindos de cidades do interior, outros estados e até participantes da Venezuela, Cabo Verde e México, além de 30 integrantes da Fazenda da Esperança, entre monitores e acolhidos.

O encontro foi uma verdadeira convivência para aprofundar o Carisma da Unidade e para promover momentos de reflexão sobre a incidência na sociedade.
A história do Movimento dos Focolares encantou quem estava participando, que ainda se identificou com as experiências de fraternidade nos vários aspectos da vida social.
Um momento particular foi a tarde do sábado, em que se homenageou Chiara Lubich, em memória aos 10 anos da sua partida. E à noite, uma festa no estilo italiano – desde a alegria, passando pelas atrações artísticas às massas servidas – deu o tom do entretenimento, que envolveu a todos. No final da Noite era impressionante ver a alegria em cada um… e era espontânea a comunhão nos nossos diálogos.
No segundo dia, a atenção foi total na apresentação do leigo na ótica da Igreja, tendo como principal modelo Maria, como a leiga por excelência para ser imitada por todos nós!

E a emoção marcou o encerramento do encontro com as palavras de incentivo a irradiar o Amor construído ali. Os que ainda não conheciam o Movimento dos Focolares e aqueles que estavam reencontrando a experiência de amor recíproco depois de tantos anos conseguiram recolher toda novidade do Carisma, e cada um, segundo o desígnio de Deus, saiu feliz e saciado.
Um exemplo foi a Sheila, que participava pela segunda vez de um evento do Focolare: “Descobri, definitivamente, a beleza de Maria e o coração foi tomado por uma convicção de um chamado definitivo a seguir Deus. Entendi que basta um dia e meio para Deus manifestar o que quer de nós!”

Compartilhe
Veja também
Há 9 anos, Lajedo (PE) realiza a Jornada da Família a fim e promover um espaço de reflexão sobre as nuances familiares. Sua origem vem de uma profunda história de uma família que participava do grupo Famílias Novas e que foi inspiração para a criação deste espaço de amor.
Campanha arrecada doações para refugiados em Roraima, com um impulso da Campanha da Fraternidade 2023: “Dai-lhes vós mesmos de Comer”.
Monsenhor morreu no dia 10 de fevereiro, aos 88 anos, em Palmas (TO).