Para celebrar juntos os 100 anos de Chiara Lubich, nesse último domingo (14), a comunidade do Movimento dos Focolares de Ananindeua/PA inaugurou a revitalização da Praça Chiara Lubich. Instituída em 2009 pelo atual governador do Estado, à época prefeito da cidade, o complexo esportivo expõe um grande um “Dado da Paz”, instalado em março de 2018 em comemoração ao 10º aniversário de morte de Chiara.

Chiara e a cidade de Ananindeua

Tudo começou no ano de 1982, quando quatro casais do município participaram de um encontro de Famílias Novas, na Mariápolis de Benevides/PA. A partir dali formou-se uma comunidade que tendo conhecido a espiritualidade de Chiara Lubich, se espalhou por diversos campos da sociedade civil. No campo da política criou relacionamentos diversos.

Em 1995, Chiara designou uma frase do Evangelho – também chamada de Palavra de Vida – para a comunidade de Ananindeua: “Disso todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).  No ano seguinte, uma voluntária dos Focolares foi eleita vereadora da cidade e ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos. Já em 2002, através de um Decreto Legislativo, Chiara recebeu o título de Cidadã de Ananindeua.

Hoje a recordação de Chiara Lubich permanece viva na comunidade, não só por meio da linda Praça com seu nome, mas também no coração dos ananindeuenses.

Celebração ao Centenário de Chiara Lubich na Praça.