SITE OFICIAL BRASILEIRO

Processo de beatificação de Chiara Lubich: concluída a fase diocesana

No dia 10 de novembro, se concluirá em Frascati (Itália) a fase diocesana do processo de beatificação da fundadora do Movimento dos Focolares. Prosseguirá no Vaticano, na Congregação para as Causas dos Santos.
A fase diocesana da causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich se concluirá na Catedral de São Pedro, em Frascati, às 16h30 do domingo 10 de novembro, com a realização da última sessão do inquérito diocesano presidida por dom Raffaello Martinelli, Bispo de Frascati.
Com o encerramento definitivo desta fase, todos os atos do inquérito, lacrados, serão enviados ao Vaticano, após quase cinco anos de investigações e aprofundamento sobre a vida, as virtudes, a fama de santidade e de sinais de Chiara Lubich.
Com esta passagem, o estudo dos atos prosseguirá na Congregação para as Causas dos Santos.
O procedimento para o início da causa começou em 7 de dezembro de 2013 – cinco anos após a morte de Chiara Lubich – com a apresentação por parte do Movimento dos Focolares, do pedido oficial ao bispo de Frascati. No dia 27 de janeiro de 2015, dom Martinelli respondeu ao pedido abrindo solenemente a causa.
Naquela ocasião, o Papa Francisco manifestou a sua presença através de uma mensagem na qual recordava o luminoso exemplo de vida da fundadora do Movimento dos Focolares a todos os que «conservam a sua preciosa herança espiritual». Além disso, exortou «para que se faça conhecer ao povo de Deus a vida e as obras daquela que, acolhendo o convite do Senhor, acendeu para a Igreja uma nova luz no caminho em direção à unidade».
Departamento de Comunicações do Movimento dos Focolares

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.