No dia 18 de Fevereiro, a professora de Ensino Religioso, Amélia Lima, participante do Movimento dos Focolares, esteve presente no encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2017, em Salvador, promovido pela ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil).
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano – “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” – nos convida a refletir e agir pela preservação da natureza brasileira. A fim de colaborar com a iniciativa da CF, Amélia Lima colaborou na apresentação de uma oficina sobre o jogo do “Dado da Terra”, uma iniciativa da EcoOne – rede internacional de operadores do campo da ecologia e meio ambiente que se inspira na espiritualidade da unidade.
O jogo é uma iniciativa educativa, que ajuda e orienta as pessoas a mudar o próprio estilo de cuidar do planeta de uma maneira lúdica e concreta. Elas brincam jogando o dado e refletem sobre o cuidado com nossa ”casa comum”.
O Dado da Terra é uma nova estratégia de motivação para viver de forma mais eficaz princípios fundamentais que dão suporte a um planeta saudável e sustentável.
É uma excelente ideia para quem quer colocar em prática as reflexões que Papa Francisco orienta, mas não sabe como fazê-lo. De fato, o Papa Francisco coloca no centro da Encíclica ( 2ª carta enviada para a comunidade eclesial) o conceito de ecologia integral, afirmando que “quando falamos de ambiente, nos referimos também a uma relação especial, aquela entre a natureza e a sociedade que a habita”.
Além do encontro da ANEC sobre a CF 2017, Amélia realizou uma série de outras atividades com o Dado da Terra em sala de aula como seminário, jogos com materiais reutilizados, Projeto Escola-Família e outros, tendo sido utilizado por diferentes disciplinas como filosofia e história, além de aplicado na catequese e pastoral de alguns colégios católicos de Salvador.