17 de julho de 2013. Esta está sendo terceira expedição do Projeto Amazônia nos povoados do Magnificat, no município de Itapecuru Mirim (MA). As outras duas foram realizadas em 2012, uma em julho e outra em setembro.
Nos primeiros dias estavam presentes quatro membros do Movimento dos Focolares de Belém, um de Manaus, três de Teresina, três de Codó, 11 de São Luís e um de São Paulo (Bertin, focolarino congolês que está prestes a voltar para a África após muitos anos vividos no Brasil).
A base de tudo é o firme acordo entre nós de que tudo fosse feito com Jesus no nosso meio, para que o Projeto fosse realmente expressão da Nova Evangelização a que nos propusemos.
Como no ano anterior, as visitas às famílias estão sendo uma parte essencial do programa. Aliadas a estas, é dada grande importância ao trabalho com os jovens, através de gincanas e oficinas, sobretudo de arte, música e teatro.
Aproveitando os dois últimos dias de aula antes das férias, fizemos uma atividade especial com as crianças da escola e da creche, incluindo jogos, músicas e brincadeiras, tudo baseado no Dado do Amor.
Também as professoras (entre as quais três evangélicas) e os monitores da escola tiveram a possibilidade de participar do Projeto nesses dois dias com meditações e profundos momentos de comunhão e partilha.
Marcante foi a presença e a participação de Bertin. Nos jogos, nas apresentações artísticas, nas visitas às famílias, nos momentos de comunhão, ele manifestou maravilhosamente seu amor pelo Brasil, além de sua profunda vida espiritual. Sua presença lançou pontes entre a cultura e a religiosidade brasileiras e de sua terra de origem, ajudando até mesmo alguns habitantes do Magnificat a superar preconceitos eventualmente ainda existentes.
No dia 15, a visita do bispo da diocese de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira, trouxe grande alegria a todos os participantes do Projeto. Ele veio acompanhado, entre outros, dos irmãos gêmeos Bogi e Jesko Baller, sobrinhos de Dom Reinaldo Pünder (ex-arcebispo dessa diocese, já falecido), que dão grande apoio às atividades iniciadas pelo seu tio. Foi um momento maravilhoso de diálogo com a comunidade local, que se encerrou solenemente com a celebração da Santa Missa.
O Projeto Amazônia prossegue até o dia 21 de julho.